Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1095
Type: Artigo
Title: Jogos cooperativos x jogos competitivos : uma análise perceptiva qualitativa
Authors: Araújo, Bruna Oliveira de
Abstract: Os jogos nas aulas de Educação Física, muitas vezes, caracterizam-se sob a forma de competição, e por conta de uma visão reduzida ou mesmo falta de conhecimento, os professores não desenvolvem os jogos cooperativos. Foi realizado intervenções com jogos cooperativos e competitivos com alunos do 6º ano do ensino fundamental. As intervenções tiveram como base proporcionar aulas diferentes para que a partir do conhecimento dos jogos cooperativos os alunos pudessem averiguar as diferenças ocorridas com o tempo. O objetivo deste estudo foi fazer uma análise perceptiva dos benefícios e a aceitação dos jogos cooperativos em relação à competição. Foi escolhido para as intervenções o Centro de Ensino Fundamental 120 da Região Administrativa de Samambaia, Distrito Federal. A professora de educação física da escola ficou incumbida de escolher essa turma de sexto ano para que a pesquisadora aplicasse os jogos cooperativos e os jogos competitivos. A turma escolhida tinha ao todo 37 alunos, sendo 43,24% do sexo feminino e 56,76% do sexo masculino, com média de idade de 12,14 anos. Concluiu-se que os jogos cooperativos têm uma boa aceitação diante dos alunos, que houve mudanças de comportamento entre eles e que esses jogos devem ser mais desenvolvidos e utilizados na escola.
Keywords: jogos
cooperação
competição
crianças
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1095
Document date: 20-Dec-2012
Appears in Collections:Educação Física (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo.Bruna.pdf624.31 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons