Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1189
Type: Artigo
Title: A percepção do professor em relação aos instrumentos de avaliação da aprendizagem utilizados na Educação Inclusiva
Authors: Castro, Marcella Bizerra
Abstract: Este trabalho teve como objetivo analisar a percepção do professor com relação à adequação dos instrumentos de avaliação das aprendizagens utilizados com estudantes com necessidades especiais. Para tanto, foi aplicado a professoras de turmas inclusivas de escola privada um questionário com questões abertas. Os resultados da pesquisa apontam que é a partir da avaliação que o professor deve orientar o trabalho a ser realizado. Desse modo, desde a preparação dos objetivos de ensino deve-se pensar o que será avaliado, uma vez que esta não deve ser considerada como uma formalidade ou uma exigência da instituição de ensino. Assim, valoriza-se uma avaliação comprometida com a transformação social, aplicada de forma contextualizada, utilizando instrumentos adequados capazes de identificar as dificuldades e avanços dos estudantes. Na educação inclusiva o professor necessita estar capacitado a atender e respeitar as necessidades do aluno tanto para promover a inserção desse na classe regular quanto para a aquisição de aprendizagens. Assim, a maioria das professoras entrevistadas superou a visão da avaliação tradicional promovendo uma avaliação processual e contínua utilizando instrumentos formais e informais. Pode-se inferir que as professoras acreditam que os instrumentos de avaliação da aprendizagem utilizados promovem a inclusão dos estudantes com necessidades especiais. Além disso, as professoras demonstraram ter consciência com relação à importância da formação continuada para o desenvolvimento do trabalho pedagógico com estudantes com necessidades especiais.
Keywords: avaliação
educação inclusiva
instrumentos de avaliação
Access Type: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1189
Document date: 22-Jan-2013
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC- Marcella.pdf483.2 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons