Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1189
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGontijo, Simone Braz Ferreira
dc.contributor.authorCastro, Marcella Bizerra
dc.date.accessioned2013-01-22T04:16:50Z
dc.date.accessioned2016-10-10T03:28:23Z-
dc.date.available2013-01-22T04:16:50Z
dc.date.available2016-10-10T03:28:23Z-
dc.date.issued2013-01-22
dc.date.submitted2011-11-07
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1189-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo analisar a percepção do professor com relação à adequação dos instrumentos de avaliação das aprendizagens utilizados com estudantes com necessidades especiais. Para tanto, foi aplicado a professoras de turmas inclusivas de escola privada um questionário com questões abertas. Os resultados da pesquisa apontam que é a partir da avaliação que o professor deve orientar o trabalho a ser realizado. Desse modo, desde a preparação dos objetivos de ensino deve-se pensar o que será avaliado, uma vez que esta não deve ser considerada como uma formalidade ou uma exigência da instituição de ensino. Assim, valoriza-se uma avaliação comprometida com a transformação social, aplicada de forma contextualizada, utilizando instrumentos adequados capazes de identificar as dificuldades e avanços dos estudantes. Na educação inclusiva o professor necessita estar capacitado a atender e respeitar as necessidades do aluno tanto para promover a inserção desse na classe regular quanto para a aquisição de aprendizagens. Assim, a maioria das professoras entrevistadas superou a visão da avaliação tradicional promovendo uma avaliação processual e contínua utilizando instrumentos formais e informais. Pode-se inferir que as professoras acreditam que os instrumentos de avaliação da aprendizagem utilizados promovem a inclusão dos estudantes com necessidades especiais. Além disso, as professoras demonstraram ter consciência com relação à importância da formação continuada para o desenvolvimento do trabalho pedagógico com estudantes com necessidades especiais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Elizabeth Vilarino (elizabethc@ucb.br) on 2012-12-12T17:31:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) TCC- Marcella.pdf: 494796 bytes, checksum: 5503c997c2e278e6504339e78b3a2244 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego Paiva(dpaiva@ucb.br) on 2013-01-22T04:16:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) TCC- Marcella.pdf: 494796 bytes, checksum: 5503c997c2e278e6504339e78b3a2244 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-01-22T04:16:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) TCC- Marcella.pdf: 494796 bytes, checksum: 5503c997c2e278e6504339e78b3a2244 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-10-10T03:28:23Z (GMT). No. of bitstreams: 5 TCC- Marcella.pdf: 494796 bytes, checksum: 5503c997c2e278e6504339e78b3a2244 (MD5) license_url: 52 bytes, checksum: 3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9 (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) license.txt: 1816 bytes, checksum: fe57da52578ce311f6209bb200620b6d (MD5) Previous issue date: 2013-01-22en
dc.formatTextopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectavaliaçãopt_BR
dc.subjecteducação inclusivapt_BR
dc.subjectinstrumentos de avaliaçãopt_BR
dc.subject.otherArea Concentração::Educação Superior::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.titleA percepção do professor em relação aos instrumentos de avaliação da aprendizagem utilizados na Educação Inclusivapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.audience.educationlevelGraduaçãopt_BR
dc.contributor.committeememberPortella, Tatiana Silva
dc.degree.bachelorPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Católica de Brasília, Brasilpt_BR
dc.degree.nameLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.levelLicenciadopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC- Marcella.pdf483.2 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons