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Type: Monografia(Graduação)
Title: A contribuição freiriana para uma prática emancipatória no ensino de filosofia no Centro de Ensino Médio 417 – Santa Maria -DF
Authors: Feitosa, Sara de Araújo
Abstract: Este trabalho tem o objetivo de analisar a contribuição do ensino de filosofia para o processo da educação libertadora segundo a perspectiva de Paulo Freire, em uma escola pública de Ensino Médio, localizada na cidade de Santa Maria, Distrito Federal. Os autores pesquisados para o embasamento teórico relatam a necessidade da educação transformadora como prática amancipatória, que contribui para a passagem da consciência ingênua à consciência critica; da transformação de homens objetos em homens sujeitos, capazes de ser autores do seu processo de ensino-aprendizagem, para assim escrever a sua própria história e modificar a sociedade, resgatando a humanidade e a dignidade dos oprimidos. A metodologia adotada foi baseada em princípios da abordagem qualitativa da pesquisa. Foi constatado que os professores acreditam na eficiência da educação como instrumento para a liberdade; desde que a mediação do conhecimento seja favorável a autonomia do ser educando e aconteça mutuamente com a conscientização, pois assim o educador não se perceberá como detentor de todo conhecimento, mas reconhecerá que os estudantes já trazem saberes da sociedade, que serão desconstruídos e construídos através do diálogo com o professor; esse diálogo propicia que ambos aprendam um com o outro e implica na percepção do homem enquanto oprimido para assim buscar sua libertação.
Este trabajo pretende analizar la contribución de la enseñanza de la filosofía en el proceso de educación liberadora desde la perspectiva de Paulo Freire, en una escuela secundaria pública ubicada en Santa María, Distrito Federal. Los autores investigaron los antecedentes teóricos para describir la necesidad de la educación como una práctica transformadora amancipatória, lo que contribuye a la transición de la conciencia ingenua a la conciencia crítica, la transformación de los hombres a los hombres objetos de los sujetos, capaces de ser autores de su propio proceso de enseñanza aprendizaje, con el fin de escribir su propia historia y la sociedad cambia, el rescate de la humanidad y la dignidad de los oprimidos. La metodología adoptada se basa en los principios de la investigación cualitativa. Se encontró que los profesores creen en la eficacia de la educación como una herramienta para la libertad, ya que la mediación del conocimiento en favor de la autonomía y pasa a ser la educación de unos a otros con la conciencia, por lo que el profesor no se da cuenta de que el titular de todos los conocimientos, pero reconocer que los estudiantes ya tienen conocimiento de la sociedad, que será deconstruido y construido a través del diálogo con el profesor, este diálogo ofrece tanto a aprender unos de otros y consiste en la percepción del hombre y aplastó a buscar su liberación.
Keywords: educação transformadora
conscientização
autonomia
libertação
filosofia
educación transformación
liberación
consciencia
autonomía
filosofía
Access Type: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1190
Document date: 22-Jan-2013
Appears in Collections:Filosofia (Graduação)

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