Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1215
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorScárdua, Martha Paiva
dc.contributor.authorFelipe, Ana Cláudia Meireles
dc.date.accessioned2013-05-29T17:48:19Z
dc.date.accessioned2016-10-10T03:28:23Z-
dc.date.available2013-05-29T17:48:19Z
dc.date.available2016-10-10T03:28:23Z-
dc.date.issued2013-05-29
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1215-
dc.description.abstractO presente artigo apresenta de maneira reflexiva, discussões acerca da indisciplina dentro da sala de aula, enfocando quem produz a indisciplina, tratando do papel da família, da escola, do aluno e da relação professor-aluno. Busca contribuir para a discussão sobre a disciplina em sala de aula. É um estudo de caso, de abordagem qualitativa, organizada a partir da realização de grupos focais com alunos, corpo docente e pais de alunos para compreender o que cada grupo compreende sobre indisciplina e que alternativas propõem para a construção da disciplina em sala de aula. Foi embasada por importantes autores da literatura brasileira, como Paulo Freire e Julio Aquino. Por fim, os resultados apresentados buscam contribuições que poderão ajudar na questão da indisciplina dentro da sala de aula. Visto que a indisciplina é um fator preocupante dentro da sala de aula, podemos perceber que cada ator da comunidade escolar tem sua responsabilidade diante desse problema que vem crescendo a cada dia.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents a reflexive manner, discussions of indiscipline in the classroom, focusing on those who produce indiscipline, dealing with the role of family, school, student and teacher-student relationship. Seeks to contribute to the discussion of discipline in the classroom. It is a case study, a qualitative approach, organized from conducting focus groups with students, faculty and parents to understand how each group understands about indiscipline and propose alternatives for the construction of the discipline in the classroom. It was underpinned by important authors of Brazilian literature, as Paulo Freire and Julio Aquino. Finally, the results presented are seeking contributions that may help in the matter of indiscipline in the classroompt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karolina Vieira da Silva Bastos (karolina.bastos@ucb.br) on 2012-12-12T14:04:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) FINAL tcc ana.pdf: 599880 bytes, checksum: a187a62ab59dc408fe2dfc9eeea871c5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego Paiva(dpaiva@ucb.br) on 2013-05-29T17:48:19Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) FINAL tcc ana.pdf: 599880 bytes, checksum: a187a62ab59dc408fe2dfc9eeea871c5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-29T17:48:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) FINAL tcc ana.pdf: 599880 bytes, checksum: a187a62ab59dc408fe2dfc9eeea871c5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-10-10T03:28:23Z (GMT). No. of bitstreams: 5 FINAL tcc ana.pdf: 599880 bytes, checksum: a187a62ab59dc408fe2dfc9eeea871c5 (MD5) license_url: 52 bytes, checksum: 3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9 (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) license.txt: 1816 bytes, checksum: fe57da52578ce311f6209bb200620b6d (MD5) Previous issue date: 2013-05-29en
dc.formatTextopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectindisciplinapt_BR
dc.subjectrelação professor – alunopt_BR
dc.subjectfamíliapt_BR
dc.subject.otherArea Concentração::Educação Superior::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.titleA indisciplina na sala de aula : a responsabilidade de cada ator da comunidade escolarpt_BR
dc.title.alternativeThe indiscipline in the classroom : actor liability of each community schoolpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.audience.educationlevelGraduaçãopt_BR
dc.contributor.committeememberRodrigues, Maria Helena Saraiva
dc.degree.bachelorPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Católica de Brasília, Brasilpt_BR
dc.degree.nameLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.levelLicenciadopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FINAL tcc ana.pdf585.82 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons