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Type: Trabalho de Conclusão de Curso(Pós-Graduação)
Title: Concepções E Práticas De Professores Do Ensino Fundamental Sobre Bullying Contra Alunos Com Deficiência Intelectual: Um Estudo Exploratório
Authors: castro, Elani Cristina Vieira Magalhães de
Abstract: RESUMO Nesta monografafia, investigamos concepções e práticas de professores frente às situações de bullying contra o aluno deficiente intelectual, em duas escolas da rede municipal de ensino, que trabalham com educação inclusiva, no município de São Luís, Maranhão. Optamos pela pesquisa de natureza qualitativa, por adequar-se melhor aos objetivos da pesquisa e pela utilização de entrevistas semiestruturadas, que constituem uma eficiente ferramenta investigativa das concepções e práticas de professores. Por meio da técnica de análise do discurso, fizemos a leitura flutuante das entrevistas para organizar, analisar e, posteriormente, estabelecer as categorias temáticas, abstraindo os significados e sentidos da fala dos entrevistados. Participaram da entrevista 10 professores, cujas salas de aula recebem alunos com deficiência intelectual. Neste trabalho, apresentamos algumas considerações sobre a inclusão escolar, frisando a sua importância para a autonomia do sujeito, para que ele possa adentrar numa sociedade mais justa e menos excludente; descrevemos as práticas de violência na escola e o bullying escolar contra o deficiente intelectual, pautando-se em literaturas especializadas e tratando, de forma crítica, a importância de intervenções pedagógicas no enfrentamento ao bullying; por fim, temos a análise e a discussão dos resultados. Os resultados sinalizaram para um cenário de escolas com orientação inclusiva ainda despreparadas para lidar com os desafios advindos da inclusão, sobretudo de crianças com deficiência intelectual. A ausência de políticas que orientem as práticas escolares contribui para o estranhamento das crianças com deficiência nas escolas regulares. O professor, em meio a esse processo, não se sente capacitado suficientemente para fazer face à essa demanda, o que reduz o seu potencial de intervir diante das situações de aprendizagem que possam favorecer o desenvolvimento escolar e social de alunos com e sem deficiência. O desconhecimento do processo de desenvolvimento e de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual e a falta de profissionalismo frente à realidade inclusiva, no contexto escolar, têm contribuído, significativamente, para o estímulo de atitudes discriminatórias e intolerantes quanto às diferenças físicas, intelectuais, psicológicas e sociais desses sujeitos. O preconceito situa-se na base de ações caracterizadas como bullying contra o deficiente intelectual, nas escolas. Quanto às atitudes de enfrentamento e prevenção do bullying, todas as professoras ainda trabalham de forma isolada em suas salas de aula, utilizando, sobretudo, o diálogo e, nas escolas, não há práticas ou projetos sistemáticos em andamento. Esta pesquisa concluiu que há necessidade de todos os atores das escolas prepararem-se de forma mais efetiva e eficaz para a inclusão de crianças com deficiência intelectual no ensino regular. É função da escola, ainda, atuar de forma consciente e competente na prevenção e enfrentamento do bullying escolar.
ABSTRACT In this monograph, we investigate concepts and practices of teachers in situations of bullying against intellectually disabled students in two municipal schools which work with inclusive education in São Luís city state of Maranhão. It was chosen qualitative research method because is effective, and the use of interviews, are particularly useful for getting the story behind a participant’s experiences of teachers . By mean of discourse analysis technique, we did the initial reading of the interviews to organize, analyze and, subsequently, to establish the themes, eliciting the meanings of interviewee speech . Ten teachers participated in the interview whose classrooms accept students with intellectual disabilities. We present some considerations about inclusion school, emphasizing how it is important for the subject autonomy , so he can participate of a more just and less excluding society; describe the practices of violence school and bullying against disabled intellectual in the school guiding in specialized literature and treating, critically the importance of educational interventions in tackling bullying, finally we have the analysis and discussion of results. The results showed a scenario for schools with unprepared inclusive orientation to deal with the challenges posed by the inclusion, especially children with intellectual disabilities . The absence of policies to guide school practices contributed to the estrangement of children with disabilities in regular schools. The teacher does not feel able to cope with this demand, which reduces his potential to intervene in situations of learning that can promote social and academic development of students with and without disabilities. The lack of knowledge of this development and learning process of students with intellectual disabilities and lack of professionalism towards inclusive reality within school context, it has contributed to the stimulation of discriminatory attitudes and intolerant of physical, intellectual, psychological and social differences of these subjects. The bias lies at the basis of actions against intellectual disable students in the schools. As regards attitudes to confront and prevent bullying, all teachers are still working in isolation in their classrooms, using mainly dialogue, and in schools, there is no systematic practice or projects in progress. This research concluded that there is need for all stakeholders of the schools to train more effectively and efficiently for the children inclusion with intellectual disabilities in regular education. It is the function of the school, as also act in a conscious and competent in preventing and coping with school bullying.
Keywords: Deficiência intelectual
Bullying
Intervenção pedagógica
Bullying escolar
Intellectual disability
Pedagogical intervention
School bullying
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1391
Document date: 21-Aug-2013
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