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metadata.dc.type: Monografia
Title: Filosofia para crianças e considerações sobre educação infantil a partir de Walter Benjamin
Authors: Lima, Gleisson da Costa
Abstract: Os alunos do sistema educacional do Distrito Federal apresentam algumas dificuldades em relação ao seu processo de ensino-aprendizagem quanto à crítica, reflexão, exposição de opiniões pessoais, busca pelo saber, que fazem parte da constituição de um cidadão autônomo. Percebe-se que estas características se identificam com as desenvolvidas pelo ensino filosófico que, por sua vez, possui outras distinções que se assemelham com algumas atitudes intrínsecas à infância. Desta forma, a filosofia encontra na educação infantil um espaço no qual pode ser realizado o início de um ensino que prioriza o saber, desenvolve habilidades de indagação, crítica e reflexão, contribuindo, assim, para a formação de um cidadão autônomo, sendo este o principal objetivo da educação brasileira. Desenvolvendo-se a filosofia para crianças, ou seja, o ensino filosófico a partir das séries iniciais e não somente a partir do ensino médio, como é regra no sistema educacional, possivelmente algumas dificuldades identificadas no processo ensino-aprendizagem podem ser sanadas e o objetivo de se constituir um cidadão autônomo terá melhores meios para ser concretizado. Porém, deve-se atentar às peculiaridades apresentadas na infância, as quais são observadas a partir das reflexões de Walter Benjamin, a fim de se alcançar um ensino eficaz tendo em vista o “ser criança” e a constituição de um cidadão autônomo.
Students of the educational system of the Distrito Federal present some difficulties related to their teaching-learning process of criticism, reflection, exposure of personal opinions, search for knowledge, among others which are part of the establishment of a citizen autonomous. It is felt that these features are identified with those of the philosophical teaching that, in its turn, il other distinctions that resemble some attitudes intrinsic to childhood. Thus, philosophy finds a space in early childhood education which can be done the beginning of a school that prioritizes knowledge, develop skills of inquiry, criticism and reflection, thus contributing to the formation of a citizen autonomous, and this the main objective of the Brazilian education. Spreading the philosophy to children, ie, the philosophical teaching from the lower grades and not only from high school, as a rule in the educational system, possibly some difficulties identified in the teaching-learning process can be healed and the purpose of constitute an autonomous citizen will have better means to be achieved. However, attention should be paid to the peculiarities presented in childhood, which are observed from the reflections of Walter Benjamin, in order to achieve effective teaching seeking the “childhood” and the institution of an autonomous citizen.
Keywords: filosofia
criança
sistema de ensino
cidadão autonomo
educador
Walter Benjamin
philosophy
childhood
education system
autonomous citizens
education
metadata.dc.rights: Restrito UCB
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1407
Issue Date: 21-Aug-2013
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