Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1407
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, Gilmário Guerreiro da
dc.contributor.authorLima, Gleisson da Costa
dc.date.accessioned2013-08-21T10:55:02Z
dc.date.accessioned2016-10-10T03:39:43Z
dc.date.accessioned2017-04-19T16:44:46Z-
dc.date.available2013-08-21T10:55:02Z
dc.date.available2016-10-10T03:39:43Z
dc.date.available2017-04-19T16:44:46Z-
dc.date.issued2013-08-21
dc.date.submitted2011-11-22
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1407
dc.description.abstractOs alunos do sistema educacional do Distrito Federal apresentam algumas dificuldades em relação ao seu processo de ensino-aprendizagem quanto à crítica, reflexão, exposição de opiniões pessoais, busca pelo saber, que fazem parte da constituição de um cidadão autônomo. Percebe-se que estas características se identificam com as desenvolvidas pelo ensino filosófico que, por sua vez, possui outras distinções que se assemelham com algumas atitudes intrínsecas à infância. Desta forma, a filosofia encontra na educação infantil um espaço no qual pode ser realizado o início de um ensino que prioriza o saber, desenvolve habilidades de indagação, crítica e reflexão, contribuindo, assim, para a formação de um cidadão autônomo, sendo este o principal objetivo da educação brasileira. Desenvolvendo-se a filosofia para crianças, ou seja, o ensino filosófico a partir das séries iniciais e não somente a partir do ensino médio, como é regra no sistema educacional, possivelmente algumas dificuldades identificadas no processo ensino-aprendizagem podem ser sanadas e o objetivo de se constituir um cidadão autônomo terá melhores meios para ser concretizado. Porém, deve-se atentar às peculiaridades apresentadas na infância, as quais são observadas a partir das reflexões de Walter Benjamin, a fim de se alcançar um ensino eficaz tendo em vista o “ser criança” e a constituição de um cidadão autônomo.pt_BR
dc.description.abstractStudents of the educational system of the Distrito Federal present some difficulties related to their teaching-learning process of criticism, reflection, exposure of personal opinions, search for knowledge, among others which are part of the establishment of a citizen autonomous. It is felt that these features are identified with those of the philosophical teaching that, in its turn, il other distinctions that resemble some attitudes intrinsic to childhood. Thus, philosophy finds a space in early childhood education which can be done the beginning of a school that prioritizes knowledge, develop skills of inquiry, criticism and reflection, thus contributing to the formation of a citizen autonomous, and this the main objective of the Brazilian education. Spreading the philosophy to children, ie, the philosophical teaching from the lower grades and not only from high school, as a rule in the educational system, possibly some difficulties identified in the teaching-learning process can be healed and the purpose of constitute an autonomous citizen will have better means to be achieved. However, attention should be paid to the peculiarities presented in childhood, which are observed from the reflections of Walter Benjamin, in order to achieve effective teaching seeking the “childhood” and the institution of an autonomous citizen.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Elizabeth Vilarino (elizabethc@ucb.br) on 2012-12-18T11:35:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) Filosofia para Crianças e Considerações sobre a Educação Infantil a partir de Walter Benjamin_ver.pdf: 1022725 bytes, checksum: e494d2197cd99231fea2433d3291ae89 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego Paiva(dpaiva@ucb.br) on 2013-08-21T10:55:02Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) Filosofia para Crianças e Considerações sobre a Educação Infantil a partir de Walter Benjamin_ver.pdf: 1022725 bytes, checksum: e494d2197cd99231fea2433d3291ae89 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-08-21T10:55:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) Filosofia para Crianças e Considerações sobre a Educação Infantil a partir de Walter Benjamin_ver.pdf: 1022725 bytes, checksum: e494d2197cd99231fea2433d3291ae89 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-10-10T03:39:43Z (GMT). No. of bitstreams: 5 Filosofia para Crianças e Considerações sobre a Educação Infantil a partir de Walter Benjamin_ver.pdf: 1022725 bytes, checksum: e494d2197cd99231fea2433d3291ae89 (MD5) license_url: 52 bytes, checksum: 3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9 (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) license.txt: 1870 bytes, checksum: 271a8c57eec83dece5a44911ddc650e2 (MD5) Previous issue date: 2013-08-21en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-04-19T16:44:46Z (GMT). No. of bitstreams: 6 Filosofia para Crianças e Considerações sobre a Educação Infantil a partir de Walter Benjamin_ver.pdf: 1022725 bytes, checksum: e494d2197cd99231fea2433d3291ae89 (MD5) license_url: 52 bytes, checksum: 3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9 (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) license.txt: 1870 bytes, checksum: 271a8c57eec83dece5a44911ddc650e2 (MD5) Filosofia para Crianças e Considerações sobre a Educação Infantil a partir de Walter Benjamin_ver.pdf.txt: 96589 bytes, checksum: 43d6f47410a39e732d0c7df72af74dd9 (MD5) Previous issue date: 2013-08-21en
dc.formatTextopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectfilosofiapt_BR
dc.subjectcriançapt_BR
dc.subjectsistema de ensinopt_BR
dc.subjectcidadão autonomopt_BR
dc.subjecteducadorpt_BR
dc.subjectWalter Benjaminpt_BR
dc.subjectphilosophypt_BR
dc.subjectchildhoodpt_BR
dc.subjecteducation systempt_BR
dc.subjectautonomous citizenspt_BR
dc.subjecteducationpt_BR
dc.subject.otherArea Concentração::Educação Superior::Ciências Humanas::Filosofiapt_BR
dc.titleFilosofia para crianças e considerações sobre educação infantil a partir de Walter Benjaminpt_BR
dc.typeMonografia(Graduação)pt_BR
dc.audience.educationlevelGraduaçãopt_BR
dc.contributor.committeememberOliveira, Luiz Cláudio Batista de
dc.contributor.committeememberQuermes, Cláudia Elena de Oliveira
dc.degree.grantorUniversidade Católica de Brasília, Brasilpt_BR
dc.degree.nameLicenciatura em Filosofiapt_BR
dc.degree.levelLicenciadopt_BR
Appears in Collections:Filosofia (Graduação)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons