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Type: Monografia(Graduação)
Título : Aplicação do Nursing Activities Score (NAS) na unidade de terapia intensiva de trauma de um hospital público do Distrito Federal
Otros títulos : Implementation of the Nursing Activities Score (NAS) in the intensive care unit of a hospital in the Federal District
Autor : Costa, Adriana de Sousa
Lisbôa, Vanderlúcia Ribeiro de Souza
Resumen : Trata-se de um estudo com abordagem quanti-qualitativo do tipo exploratório-descritivo, que teve como objetivos, avaliar a carga de trabalho de enfermagem segundo o Nursing Activities Score (NAS), caracterizar a amostra demograficamente, descrever as intervenções terapêuticas realizadas nos pacientes, segundo o NAS, verificar a necessidade de cuidado do paciente em relação à equipe de enfermagem, comparar o quantitativo de profissionais de enfermagem alocados na UTI com relação ao escore NAS. Os dados foram coletados na UTI de trauma do Hospital de base do DF (HBDF) no período de 30/03/2010 a 18/04/2010. A amostra foi constituída de 10 pacientes, sendo que 90% eram do sexo masculino e 10% eram do sexo feminino. 60% dos pacientes são adultos jovens entre 19 e 36 anos. Nesta pesquisa o NAS foi aplicado 83vezes, resultando na média estabelecida de pontuação total dos pacientes de 267, 4% e média de pontuação diária de 64,44%. A pontuação média dos pacientes foi de 71,80% (máximo de 93,05% e mínimo de 53,23%). Observa-se que pacientes vítimas de trauma necessitam, em média, de 17,2 horas de assistência de enfermagem nas 24 horas (máximo de 22, 3 horas e mínimo de 12,77). Ao término do estudo, identificamos que a quantidade de profissionais escalados para a UTI de trauma é adequada para atender a demanda. O estudo oferece subsídios importantes para o cálculo de dimensionamento do pessoal de enfermagem utilizando o NAS como um instrumento que ajuda na determinação da gravidade do paciente e estimativa da carga de trabalho de enfermagem, prevenindo as possíveis conseqüências que afetem o profissional, o paciente e a unidade de trabalho.
This is a study with quantitative and qualitative approach is an exploratory-descriptive, which aimed to assess the workload of nursing according to the Nursing Activities Score (NAS), to characterize the sample demographically describe the therapeutic interventions in patients according to NAS, has established the need for patient care in relation to nursing staff, compare the amount of nursing personnel allocated to the ICU with respect to NAS score. Data were collected in the trauma ICU at the Hospital's basic DF (HBDF) for the period 30/03/2010 to 18/04/2010. The sample consisted of 10 patients, 90% were male and 10% were female. 60% of patients are young adults between 19 and 36 years. In this research the NAS 83vezes was applied, resulting in the average established scoring total of 267 patients, 4% and average daily score of 64.44%. The average score of the patients was 71.80% (maximum 93.05% and 53.23% minimum). It is observed that trauma patients need an average of 17.2 hours of nursing care within 24 hours (maximum 22, minimum of three hours and 12.77). At the end of the study identified that the number of professionals assigned to the ICU trauma is adequate to meet demand. The study provides important data for the sizing calculation of nursing staff using the NAS as a tool that helps in determining the severity of the patient and estimate the workload of nursing, preventing the possible consequences that affect the professional, patient and unit work.
Palabras clave : Enfermagem
Nursing Activities Score
Carga horária de trabalho
Workload
Nursing Activities Score
Nursing
Citación : COSTA, Adriana De Sousa; LISBÔA, Vanderlúcia Ribeiro de Souza. Aplicação do Nursing Activities Score (NAS) na unidade de terapia intensiva de trauma de um hospital público do Distrito Federal. 2010.116 f. Monografia (Graduação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2010.
Access Type: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1640
Fecha de publicación : 10-jun-2013
Appears in Collections:Enfermagem (Graduação)

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