Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1647
Tipo: Monografia(Graduação)
Título: Entre o tempo vivido e o tempo da palavra: estudos sobre dispositivos clínicos na atenção psicológica de adolescentes
Autor(es): Silva, Geraldo Adair da
Abstract: O objetivo desse estudo consiste em investigar as percepções sobre os dispositivos terapêuticos de cunho psicanalítico utilizados na atenção psicológica de adolescentes que passam ao ato de forma violenta. Para tanto, realizou-se estudo exploratório, de natureza qualitativa, delineado por pesquisa bibliográfica, tomando-se por base sete artigos brasileiros, de orientação psicanalítica, publicados no período de 2002 a 2012. A pesquisa revelou uma produção incipiente de cunho psicanalítica acerca de dispositivos terapêuticos que considerem a especificidade da relação intrínseca entre adolescência e violência. Ainda: constatou-se que a percepção sobre os dispositivos terapêuticos utilizados na atenção psicológica organiza-se em torno de pelos menos quatro eixos, a saber: o arcabouço da psicanálise, a especificidade da adolescência e o incremento da passagem ao ato de forma violenta e o contexto institucional. Os resultados demonstram certa proeminência da discussão em torno da realidade de adolescentes em conflito com a lei.
Palavras-chave: Adolescência
Violência
Dispositivo
Clínica
Psicanálise
Psicologia
Citação: SILVA, Geraldo Adair da. Entre o tempo vivido e o tempo da palavra: estudos sobre dispositivos clínicos na atenção psicológica de adolescentes. 2012. Monografia (Graduação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1647
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Psicologia (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Geraldo Adair da SilvaMonografia(Graduação)266.53 kBUnknownVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons