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dc.contributor.advisorAlmeida, Sandra Francesca Conte de
dc.contributor.authorBenigno, Iana de Fátima
dc.date.accessioned2013-09-24T18:57:10Z
dc.date.accessioned2016-10-10T03:47:42Z-
dc.date.available2013-09-24T18:57:10Z
dc.date.available2016-10-10T03:47:42Z-
dc.date.issued2012-12-06
dc.date.submitted2012-12-06
dc.identifier.citationBENIGNO, Iana de Fátima. Curto-circuito simbólico na adolescência: o real da angústia. 2012. 27 f. Monografia (Graduação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1683-
dc.descriptionPsicologiapt_BR
dc.description.abstractEste estudo objetivou suscitar reflexões acerca dos processos de mudança corporal e psíquica na adolescência e suas relações com a passagem ao ato. Para tanto, investigou, entre os adolescentes de uma escola pública do Distrito Federal, os significados e sentidos atribuídos às violências vividas e exercidas na/pela escola, por meio de grupo focal. Partiu-se das construções teóricas da Psicanálise, as quais afirmam que o recurso ao ato se dá em resposta ao desamparo e à fragilidade narcísica, próprias da condição adolescente. Os contextos familiar e social nos quais as subjetividades se constituem na atualidade têm aumentado a condição de desamparo narcísico dos jovens, acentuando sua angústia e fomentando o recurso ao ato. Pôde-se verificar que a instituição escolar muito tem a ver com essa problemática, pois ela tem o dever de educar crianças e adolescentes e servir como modelo, juntamente com as figuras parentais, dos ideais do mundo adulto. E, ainda, constatou-se que a escuta clínica e o espaço de fala do grupo tornou possível aos jovens participantes significativas ressignificações nas concepções sobre violência, assim como a compreensão acerca do porquê da violência como recurso. Diante disso, pode-se afirmar que a fala, quando direcionada a um Outro que se coloca no lugar daquele que escuta, acolhe e suporta o lugar da castração,produz efeitos na economia psíquica dos adolescentes e possibilita maior riqueza nos processos simbólicos, diminuindo a necessidade do recurso ao ato para o escoamento da tensão pulsional.pt_BR
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dc.formatTextopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectPassagem ao atopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subject.otherArea Concentração::Educação Superior::Ciências Humanas::Psicologiapt_BR
dc.titleCurto-circuito simbólico na adolescência: o real da angústiapt_BR
dc.typeMonografia(Graduação)pt_BR
dc.audience.educationlevelGraduaçãopt_BR
dc.contributor.committeememberLegnani, Viviane Neves
dc.degree.bachelorPsicologiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Católica de Brasília, Brasilpt_BR
dc.degree.nameBacharelado em Psicologiapt_BR
dc.degree.levelBacharelpt_BR
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