Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1707
metadata.dc.type: Monografia
Title: Cada crime uma marca, uma história de lágrima: as vivências de estigmatização em adolescentes em conflito com a lei.
Authors: Monteiro, Natália Franco
Abstract: A adolescência é vista como uma crise da vida em que ocorrem diversas mudanças tanto físicas quanto emocionais. Na procura pela identidade, o adolescente esbarra em diversas situações que podem ajudá-lo ou não na descoberta de si, bem como no sentimento de pertencimento a um grupo e à sociedade. Nesse percurso, os adolescentes se confrontam com situações que os estigmatizam e, por vezes, colaboram para a perpetuação de processos estigmatizantes. O estigma pode ser entendido como um fenômeno social que, posto em uma linguagem de relações e interpretado por ela, pode ser de cunho depreciativo, destruindo a possibilidade de atenção a outros atributos do sujeito estigmatizado. Consequentemente, a descoberta de um estigma poderá prejudicar a atual situação social do sujeito, assim como suas relações passadas e futuras. Nesse âmbito, o objetivo do presente estudo foi o de conhecer as vivências de estigmatização de adolescentes em conflito com a lei em cumprindo da Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida. Assim, pretendemos compreender as experiências vividas por esses adolescentes, no que tange às vivências de estigmatização. Utilizou-se o método do grupo focal como estratégia de investigação e os dados foram analisados segundo Bardin (2009). Notou-se a presença de estigmatização em diferentes redes sociais dos adolescentes e também como essa posição estigmatizante não dá subsídios para inserção no mercado de trabalho e, consequentemente, os mantém vinculados a atos transgressivos. Acreditamos que estudos nessa perspectiva podem contribuir para a compreensão das repercussões identitárias provocadas pelo discurso estigmatizante.
Keywords: Adolescência
Estigma
Liberdade assistida
Violência
Adolescence
Stigma
Assisted freedom
Violence
Psicologia
Citation: MONTEIRO, Natália Franco. Cada crime uma marca, uma história de lágrima: as vivências de estigmatização em adolescentes em conflito com a lei. 2012. 30 f. Monografia (Graduação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1707
Issue Date: 2012
Appears in Collections:Psicologia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Natalia Franco MonteiroMonografia541 kBUnknownView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons