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Type: Trabalho de Conclusão de Curso(Pós-Graduação)
Title: Gestão escolar democrática: uma utopia possível
Other Titles: Democratic school management: a possible utopia (case study)
Authors: Oliveira, Emilaine de Paula
Abstract: O presente trabalho é resultado de uma revisão bibliográfica, combinada a uma pesquisa qualitativa no formato de estudo de caso em uma Escola Classe de Ensino Fundamental da Diretoria Regional de Ensino de Taguatinga, Distrito Federal. O objetivo principal deste é identificar o processo de democratização da gestão escolar, bem como reconhecer seus mecanismos e seus efeitos para a comunidade escolar e sociedade. Considerando a necessidade de democratização que emerge da sociedade atual, bem como as dificuldades que são encontradas para efetivá-la o estudo de caso traz um enfoque especial para a experiência de uma gestão democrática vivida na prática, comprovando assim que através da responsabilidade e do comprometimento dos dirigentes e dos profissionais envolvidos com a educação, essa teoria pode ser concretizada. A inquietação que levou ao desenvolvimento da pesquisa deu-se em resposta às necessidades emergentes da sociedade atual em relação ao papel da escola. Nesse contexto, buscou-se referenciar a função da escola frente às transformações sociais, bem como, esclarecer sobre os mecanismos que proporcionam a democratização da gestão escolar. Com base no exposto, o estudo de caso resultou numa parte prática da pesquisa em que foi possível perceber que apesar das intempéries que dificultam a efetivação de uma gestão democrática, esta pode passar do campo da utopia para a realidade e consequentemente, tem-se uma melhoria significativa no processo de ensino-aprendizagem e uma escola pública de qualidade.
This work is the result of a bibliographical revision, combined with a qualitative research in the form of a case study on a Class of Elementary School of Regional Board of teaching Taguatinga, Distrito Federal. The main purpose of this is to identify the process of democratization of the school management, as well as recognize mechanisms and their effects for the school community and society. Considering the necessity of democratization that emerges from the current society as well as the difficulties that are encountered for committing it the case study brings a special focus for the experience of a democratic management experienced in practice, so that through the responsibility and commitment of managers and professionals involved with education, this theory can be achieved. The unrest that led to the development of research came about in response to the emerging needs of current society with regard to the role of the school. In this context, he has been trying to reference the function of the school facing the social transformations, as well as clarify the mechanisms that provide the democratisation of the school management. 37 On the basis of the above, the case study resulted in a practical part of research it was possible to notice that despite the bad weather that hamper the establishment of a democratic administration, this can pass from utopia to reality and consequently, there has been a significant improvement in the teaching-learning process and a quality public school.
Keywords: Gestão Democrática
Cidadania
Participação
Democratic Management
Citizenship
Participation
Gestão educacional
Citation: OLIVEIRA, Emilaine de Paula. Gestão escolar democrática: uma utopia possível (estudo de caso). 2013. 43 f. Monografia (Pós-Graduação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1731
Document date: 27-Sep-2013
Appears in Collections:PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso

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