Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1944
Type: Relatório de pesquisa
Título : Formação práxica e sociedade: a relação do genpex e cedep-Paranoá/Itapoã na busca por identidade social de estudantes da UNB.
Autor : Lemes, Julieta Borges
Ferreira, Karen Virgínia
Silva, Wagner Pereira da
Resumen : A formação dos estudantes na graduação está condicionada ao modo como se articula os componentes da universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão. Os Estudantes do GENPEX adentram o universo da ação comunitária e conhecem o Paranoá, através do Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá/Itapoã. Compõem grupo com as lideranças comunitárias nas práticas de Alfabetização na EJA. A pesquisa que justifica a existência do GENPEX junto à comunidade do Paranoá é a Pesquisa-ação. Os estudantes se tornam sujeitos protagonistas na superação de demandas sociais de leitura, escrita e cálculo; concomitante as demandas por conscientização política e fortalecimento da auto-estima. No CEDEP, os estudantes são tocados pela necessidade de assumir postura crítico-ativa diante dos desafios. Consideramos indispensável para a formação da identidade social dos estudantes alguma forma de intervenção no real concreto ocorrente advindo do confronto epistemológico com as complexidades da vida em sociedade.
Palabras clave : Educação
Comunidade
Formação
Citación : LEMES, Julieta Borges [et al.]. Formação práxica e sociedade: a relação do genpex e cedep-Paranoá/Itapoã na busca por identidade social de estudantes da UNB. 2012. 4 f. Seminário em Extensão – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.
Access Type: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1944
Fecha de publicación : 3-oct-2013
Appears in Collections:SE - Seminário em Extensão

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Julieta Borges Lemes Karen Virgínia Ferreira e Wagner Pereira da SilvaSeminário273 kBUnknownView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons