Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1945
Tipo: Relatório de pesquisa
Título: Projetos SANKOFA e estudar em paz: reflexões sobre o problema das violências no contexto escolar e a mediação como ferramenta para libertação.
Autor(es): Silva, Jéssica Thuane Cordeiro
Gomes, Thaywane
Abstract: O problema da violência nas escolas é objeto de estudo de diferentes áreas do conhecimento e o tema deste trabalho versa sobre a importância da mediação social como ferramenta de libertação, ou seja, como uma pedagogia que favorece a reflexão, a participação ativa dos/as envolvidas e possibilita a criação de espaços de negociação frente aos conflitos da vida cotidiana. O curso de mediação social discute juntamente com alunos/as de ensino fundamental as relações violentas que reverberam dentro do contexto escolar, tanto a simbólica, a estrutural, a física e a psicológica. A proposta do curso segue a metodologia de Paulo Freire, fundamentada no diálogo, no processo, no aprender mútuo, no rompimento da hierarquia professor (a) /aluno (a) e, sobretudo, no fortalecimento do pensar coletivo. O curso consistiu em 20 horas/aulas, com periodicidade semanal, com duas horas e trinta minutos cada encontro, ao longo de 2 meses. A inserção do grupo no curso de formação se deu mediante inscrições, ou seja, no interesse voluntário do/a aluno/a.
Palavras-chave: Mediação social
Conflito
Violência nas escolas
Citação: SILVA, Jéssica Thuane Cordeiro; GOMES, Thaywane. Projetos SANKOFA e estudar em paz: reflexões sobre o problema das violências no contexto escolar e a mediação como ferramenta para libertação. 2012. 4 f. Seminário em Extensão - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1945
Data do documento: 3-Out-2013
Aparece nas coleções:SE - Seminário em Extensão

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jéssica Thuane Cordeiro Silva e Thaywane Gomes.pdfSeminário291.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons