Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1991
Type: Relatório de pesquisa
Title: Perfil do paciente portador de diabetes mellitus tipo 2 atendidos no projeto de extensão da Universidade Católica de Brasília
Authors: Silva, Diego Batista da
Nascimento, Selma Soares
Abstract: INTRODUÇÃO: Diabetes mellitus tipo 2 é uma doença crônica caracterizada por deficiência parcial ou total na produção de insulina ou por resistência à sua ação. Os principais sintomas são polidpsia, poliúria, polifagia e perda de peso. Há insuficiência vascular periférica, provocando distúrbios de cicatrização, e alterações fisiológicas que diminuem a capacidade imunológica, aumentando a susceptibilidade às infecções. Uma das comorbidades mais prevalentes dentre os diabéticos é a hipertensão arterial. Pode-se afirmar que a hipertensão arterial, definida como uma pressão arterial (PA) (acima de 140/90 mmHg), é uma condição comórbida extremamente comum em diabéticos. A importância deste estudo se deve ao fato do grande impacto que há na saúde sistêmica e bucal provocada diretamente ou indiretamente pela prevalência das comorbidades do diabetes na literatura nacional. Desta forma, o objetivo foi levantar dados sócio econômicos, tempo de diagnostico e tratamento do diabetes, comorbidades associadas ao distúrbio glicêmico, e saúde bucal dos pacientes atendidos no projeto realizado na Universidade Católica de Brasília. MÉTODO: Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo, obtido através dos prontuários de 10 pacientes diabéticos atendidos no projeto “Abordagem interdisciplinar e promoção de saúde no portador de diabetes melitus tipo 2”. RESULTADOS: O universo do estudo constituiu da avaliação de 10 prontuarios de pacientes, analisando às comorbidades e condiçao de saúde bucal. Os dados obtidos dos 10 prontuários avaliados apontaram 60% dos pacientes eram do sexo feminino, 40% declaram possuir uma renda familiar superior a 3 salários mínimos, 60% possuía um tempo de diagnostico superior ou igual a 5 anos, 80% com idade igual ou superior a 46 anos, 100% apresentaram hipertensão arterial. Dentre os 10 pacientes estudados as comorbidades identificadas foram 20% apresentou cardiopatias, 20% apresentaram retinopatia e nenhum apresentou nefropatia. No exame periodontal, 60% apresentaram um índice de sangramento superior ou igual a 50%, 80% apresentaram um índice de placa superior a 60%. CONCLUSÃO: O DM é uma doença crônica de grande impacto socioeconômico atualmente. Estima-se que, em 2000, 2,8% da população mundial era acometido por essa doença, cuja evolução resultou em inúmeras comorbidades como microangiopatias, doenças cardiovasculares e acometimentos neuronais. Estudo americano realizado em 2004 encontrou globalmente uma incidência similar em homens e mulheres, sendo que em idades mais avançadas houve predomínio de mulheres. Os dados obtidos condizem com os dados da literatura quanto às incidências das comorbidades relacionadas ao diabetes e o impacto desta sobre a condição de saúde bucal.
Keywords: Diabetes mellitus
Comorbidade
Doença periodontal
Citation: SILVA, Diego Batista da; NASCIMENTO, Selma Soares. Perfil do paciente portador de diabetes mellitus tipo 2 atendidos no projeto de extensão da Universidade Católica de Brasília. 2012. 7 f. Seminário em Extensão – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1991
Document date: 16-Oct-2013
Appears in Collections:SE - Seminário em Extensão

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diego Batista da Silva_ Selma Soares Nascimento.pdfSeminário428.79 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons