Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/3621
Type: Monografia(Graduação)
Title: Problemas acústicos em ambientes de ensino de línguas estrangeiras a partir da abordagem comunicativa
Authors: Coutinho, Bárbara Mendes
Abstract: É ascendente o interesse pelo aprendizado de Línguas Estrangeiras, devido à crescente integração entre os povos, principalmente com finalidades comerciais. Nesse mesmo sentido caminham as instituições de ensino, que têm aprimorado os métodos e adotam hoje, em sua maioria, a Abordagem Comunicativa de Ensino de Línguas Estrangeiras, que prima pela capacidade real de comunicação do aluno utilizando o idioma estudado. Essa abordagem tem como cerne o aprendizado a partir do desenvolvimento simultâneo das quatro habilidades: o aluno deve ser capaz de ler, escrever, falar e compreender a língua alvo. Principalmente, para a realização das atividades de escuta, torna-se imprescindível que o ambiente seja acusticamente melhor preparado para a realização das aulas. Esse trabalho se propõe a analisar acusticamente uma sala de aula da Universidade Católica de Brasília para fins de Ensino de Línguas Estrangeiras, de modo a perceber as dificuldades enfrentadas pelos professores e alunos, bem como o prejuízo no aprendizado decorrente das desvantagens acústicas. E finalmente sugerir neste trabalho algumas formas de minimizar ou até mesmo acabar com esses problemas.
The interest to learning foreign Languages is increasing by a rising integration between people in particular business purpose. In the same way the learning institutions that have enhanced the methods and adopt today, mostly the Communicative Approach Teaching of Foreign Languages, and stands for an actual capacity of communication to the pupil using the idiom studied. The essence of this research process it is based on concurrent development of the four skills: the student must be able to read, write, speak and understand the target language. Especially for the listening activities becomes essential turn the environment acoustic better prepared to conduct the class. The aim research is to analyze one classroom acoustically at the University Catholic of Brasília for a purpose the Teaching of Foreign Languages, in order to realize the difficulties faced by the educator and the pupil, as well as some losses resulting from this acoustic disadvantage may cause on learning process. And finally suggest in this work some simple ways for minimize or even ending with these problems.
Keywords: Letras
Ensino
Língua Estrangeira
Abordagem Comunicativa
Acústica
Inteligibilidade da fala
Citation: COUTINHO, Bárbara Mendes. Problemas acústicos em ambientes de ensino de línguas estrangeiras a partir da abordagem comunicativa. 2013. 55 f. Monografia (Letras) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/3621
Document date: 28-Nov-2013
Appears in Collections:Letras (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Barbara Mendes Coutinho.pdfMonografia(Graduação)973.22 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons