Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/3840
Type: | Monografia(Graduação) |
Title: | A literatura infantil para crianças surdas |
Authors: | Macêdo, Michelle Araújo de |
Abstract: | A presente monografia é uma pesquisa bibliográfica que demonstra os diferentes aspectos no processo de ensino da literatura infantil para crianças surdas e o pouco contato com o texto literário na formação de crianças surdas leitoras. E tem como propósito averiguar os métodos inovadores utilizados para a prática de inserção das obras de literatura infantil para crianças surdas, verificar e analisar o uso da língua de sinais e os recursos expressivos utilizados atualmente. Este trabalho confirma a relação que existe entre as versões clássicas de “Cinderela” e do “Patinho feio” e as versões para cultura surda das mesmas obras (“Cinderela surda” e “Patinho surdo”); a relação foi construída por meio da aplicação das idéias de Saussure e da interface dele com a semiótica. Comprova-se, por meio das análises desses clássicos literários infantis adaptados para crianças surdas, que há escassos estudos a respeito das complexidades das relações entre a criança surda e a literatura surda; e acerca das discussões relativas ao ensino da literatura infantil para criança surda. This monograph is a bibliographical research that demonstrates various aspects in the process of teaching children’s literature for deaf child and little contact with the literary text for training deaf children for to read it. The present study aims to investigate the innovative methods used for insertion of works of children’s literature for deaf children, verify and analyze the use of sign language and expressive resources used currently. This work confirms the relationship that exists between the classical versions of “Cinderella” and “The ugly duckling” and the versions for Deaf culture of same works (“Duckling deaf” and “Deaf Cinderella”). This relationship is checked by applying the ideas of Saussure and his interface with the semiotics. It’s proven, through these analyses of the children’s literary classics for deaf children, that there are few studies about the complexities of the relationships between the deaf child and deaf literature, and the discussions relating to the teaching of children's literature for deaf child. |
Keywords: | Letras Literatura Cultura Linguagem Adaptação Crianças Surdas |
Citation: | MACÊDO, Michelle Araújo de. A literatura infantil para crianças surdas. 2012. 40 f. Monografia (Letras) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012. |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/3840 |
Document date: | 27-Nov-2012 |
Appears in Collections: | Letras (Graduação) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Michelle Araujo de Macedo.pdf | Monografia(Graduação) | 618.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License