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dc.contributor.authorSilva, Renata Nogueira Alexandre da
dc.date.accessioned2014-05-07T20:45:02Z
dc.date.accessioned2016-10-10T03:27:49Z-
dc.date.available2014-05-07T20:45:02Z
dc.date.available2016-10-10T03:27:49Z-
dc.date.issued2012-06-13
dc.identifier.citationSILVA, Renata Nogueira Alexandre da. A expressão em português-por-escrito de estudantes surdos universitários: uma análise fundamentada na trajetória da educação básica. 2012. 58 f. Monografia (Letras) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/3850-
dc.descriptionLetraspt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento do Português-Por-Escrito (PPE) de três informantes, todos estudantes surdos universitários. A escolha para a participação deles teve como exigência que fossem estudantes surdos universitários e dentre eles tivessem surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e surdos que se comunicassem somente por leitura orofacial. O interesse em estudar a respeito desse tema surgiu com o intuito de saber se as condições oferecidas a eles para a apropriação do PPE durante a sua trajetória na educação básica permitiram-lhes um nível elevado da Língua Portuguesa como segunda língua (L2). Entendendo que essa apropriação é um processo contínuo, para que pudéssemos coletar os dados da pesquisa, foram feitas três produções escritas pelos surdos, dentre elas estavam dois questionários, sendo o primeiro linguístico e o segundo informativo a respeito da trajetória na educação básica e a última coleta foi uma produção escrita orientada que buscava informações quanto à garantia da acessibilidade desses estudantes no ensino superior. Com o resultado da pesquisa, percebemos que os informantes possuem nível elevado de apropriação do PPE e constatamos que os surdos são capazes de aprender uma segunda língua e ainda que podem ser usuários proficientes, bastando somente que seja realizado um trabalho por parte de professores que considerem metodologias adequadas para o ensino-aprendizagem desses estudantes.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the development of written Portuguese of three informers who are deaf university students. The choosing of informers to participate on the research required that they should be deaf university students and that among them there were Libras (Brazilian Sign Language) users and also deaf people who communicate only through lip reading. The interest on studying this subject arose with the purpose of knowing if the conditions for the appropriation of written Portuguese they faced during their basic education trajectory helped them achieving a high level of development on the knowledge of Portuguese as a second language (2L), knowing that this appropriation is a continuous process. In order to collect the research data, three written pieces were produced by the deaf students, being the first a questionnaire on linguistics, the second a questionnaire inquiring information about their basic education trajectory and the last one was an oriented written production, which aimed to collect information about guarantees of access to college for these students. The research showed that the informers had a high level of appropriation of written Portuguese and that deaf people are capable of learning a second language and become proficient users of it, requiring only from the teachers the usage of methodologies that are adequate for the teaching-learning process of those students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marielle Domiciano (marielle.silva@ucb.br) on 2014-05-05T20:18:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) Renata Nogueira Alexandre da Silva.pdf: 620233 bytes, checksum: 450d5312a380152cc2c9d93123082332 (MD5)en
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dc.formatTextopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectSurdos universitáriospt_BR
dc.subjectAquisiçãopt_BR
dc.subjectSegunda línguapt_BR
dc.subjectPortuguêspt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.titleA expressão em português-por-escrito de estudantes surdos universitários: uma análise fundamentada na trajetória da educação básicapt_BR
dc.typeMonografia(Graduação)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Católica de Brasília, Brasil
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