Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/4605
metadata.dc.type: Monografia(Graduação)
Title: Professores: desafios e prazeres no trabalho em escolas públicas do Distrito Federal
Authors: Mota, Luciana Maria Dias
Abstract: Este artigo tem como objetivo principal conhecer as principais vivências de prazer e sofrimento dos professores da rede pública do Distrito Federal (DF), que atuam na Regional de ensino de Taguatinga. Participaram deste estudo, seis professores de diferentes níveis de ensino (dois de ensino infantil; dois de ensino fundamental e dois de ensino médio), incluindo a clientela da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na busca dos objetivos expostos, a metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, alicerçada na Psicodinâmica do trabalho de Dejours e reflexões teóricas a respeito da Educação. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas individuais guiadas por um roteiro de entrevista semi-estruturada. Para compreensão das informações levantadas, utilizou-se da análise dos núcleos de sentido (ANS), elaborada por Ana Magnólia (2007), inspirada e adaptada na análise de conteúdo categorial temática desenvolvida por Bardin (2004). Desse modo, foram identificados três eixos temáticos: vivências de sofrimento na docência, vivências de prazer na docência e estratégias de enfrentamento. Em cada eixo temático foram contemplados diferentes aspectos: perspectiva teórico-metodológica de ensino, referência familiar, influência da informática, rotina de trabalho, desvalorização do professor, recursos físicos/humanos, adoecimento, auto-realização, contato com os alunos. Os resultados apontam que determinados fatores potencializam o sofrimento dos professores: a falta de interesse dos alunos, as condições de trabalho, e principalmente o não reconhecimento social da docência. A maior fonte de prazer é a relação com o aluno. Dentre as estratégias de enfretamento utilizadas pelos docentes, o apoio e cooperação dos colegas de trabalho são os mais utilizados.
Keywords: Psicologia
Professores
trabalho
vivências de prazer e sofrimento
Citation: MOTA, Luciana Maria Dias. Professores: desafios e prazeres no trabalho em escolas públicas do Distrito Federal. 2011. 34 f. Monografia (Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/4605
Issue Date: 14-Jun-2011
Appears in Collections:Psicologia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luciana Maria Dias Mota.pdfMonografia(Graduação)517.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.