Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5072
Type: Monografia(Graduação)
Title: Percepção dos adolescentes de um centro de ensino fundamental de samambaia frente às campanhas antitabagistas do ministério da saúde.
Authors: Santana, Jeniffer Tavares de
Abstract: O tabaco é a segunda droga mais consumida entre os jovens, sendo o tabagismo considerado uma doença pediátrica, iniciada geralmente entre os 13 e 15 anos de idade. Considerando a alta proporção de adolescentes que experimentam o tabaco, o estudo analisou a percepção dos adolescentes do Centro de Ensino Fundamental 519 de Samambaia frente às campanhas antitabagistas. A pesquisa envolveu dois grupos focais como técnica de pesquisa qualitativa. Foram escolhidos aleatoriamente, vinte alunos, nove meninos e onze meninas, com idades entre 13 e 19 anos, da 6ª a 8ª série. Utilizou-se um questionário semiestruturado e apresentação visual de imagens e frases de advertências sanitárias das embalagens de cigarro. O projeto foi aprovado pelo o Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Católica de Brasília, sob o Parecer nº 216.776. Observou-se que a primeira experiência com cigarro, foi na escola e no domicílio, entre os 10 e 13 anos. A maior motivação da experimentação foi a vontade própria e 42,8% não gostaram da experiência. Metade dos entrevistados afirmaram que familiares fumam, sendo o pai o maior responsável pelo tabagismo na família. Sobre o que falta nas campanhas antitabagistas a resposta foi a de incluir mais informações reais e impactantes e desenvolver campanhas nas escolas. Conclui-se que as imagens e frases mais apelativas, que apresentam bebês, grávidas, doenças e morte, foram as que tinham função educativas para a conscientização do risco do tabagismo para a saúde. É necessário campanhas antitabagistas nas escolas, envolvendo os docentes na educação em saúde dos adolescentes, pais e responsáveis.
Keywords: Enfermagem
Tabagismo
Cigarro
Adolescentes
Campanhas antitabagistas
Citation: SANTANA, Jeniffer Tavares de. Percepção dos adolescentes de um centro de ensino fundamental de Samambaia frente às campanhas antitabagistas do ministério da saúde. 2013. 85 f. Monografia (Enfermagem). Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5072
Document date: 2013
Appears in Collections:Enfermagem (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jeniffer Tavares de Santana.pdfMonografia(Graduação)1.39 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons