Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5074
Type: Monografia(Graduação)
Title: Teste igra (interferon gamma release assays) como auxiliar no diagnóstico da infecção latente da tuberculose em pacientes com aids da unidade mista de saúde de Taguatinga, Distrito Federal, em 2013
Authors: Jesus, Aline Araujo de
Abstract: A tuberculose é um problema de saúde pública e apresenta-se como a segunda maior causa de mortalidade por doença infectocontagiosa no mundo. A coinfecção TB/HIV diminui o tempo de incubação, reduz a sobrevida dos pacientes e acentua a gravidade da aids e da tuberculose. A Prova Tuberculínica (PT) é um exame auxiliar no diagnóstico de TB e permite a identificação da infecção latente da TB. O IGRA (Interferon-Gamma Release Assays) é um teste que avalia a infecção latente da TB, simples, específico e sensível. Trata-se de um estudo transversal que objetiva analisar o IGRA como auxiliar no diagnóstico da infecção latente da tuberculose em pacientes com aids. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética, parecer n0429/2010 e foram analisados 40 pacientes com aids da Unidade Mista de Saúde de Taguatinga, Distrito Federal, em 2013. O instrumento de pesquisa constou de dados sociodemográficos, vacina BCG, exames laboratoriais e uso de antirretrovirais. A maioria dos pacientes observados era do sexo masculino, entre 30 a 41 anos de idade, baixa e média escolaridade e renda mensal de até cinco salários mínimos. A totalidade fazia uso de antirretrovirais e treze destes afirmaram já terem sido acometidos por alguma doença associadas à aids, sendo a pneumonia mais prevalente. Três casos foram identificados com resultados positivos na Prova Tuberculínica ou IGRA. Concluiu-se que a PT e IGRA foram importantes para identificar os casos de infecção latente da TB.
Keywords: Enfermagem
Tuberculose
AIDS
Confecção
Prova Tuberculínica
IGRA
Citation: JESUS, Aline Araujo de. Teste igra (interferon gamma release assays) como auxiliar no diagnóstico da infecção latente da tuberculose em pacientes com aids da unidade mista de saúde de Taguatinga, Distrito Federal, em 2013. 2013. 42 f. Monografia (Enfermagem). Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5074
Document date: 2013
Appears in Collections:Enfermagem (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aline Araujo de Jesus.pdfMonografia(Graduação)1.83 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons