Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5199
Type: Monografia(Graduação)
Title: Contribuições do programa institucional de iniciação àdocência (pibid) àformação docente: sobre as práticas de letramento e alfabetização
Authors: Hatabe, Márcia Kawasaki
Abstract: Este artigo investigou as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) na formação inicial de uma aluna de licenciatura no contexto universitário, e de escolas públicas do Distrito Federal, explorando suas principais aprendizagens sobre alfabetização e letramento. Esta pesquisa discute as dificuldades para a formação inicial dos futuros docentes em relacionar o aprendizado teórico nas universidades com a realidade nas escolas públicas e como estas dificuldades são influenciadas na qualidade de ensino. Portanto serão descritas as contribuições do PIBID na formação inicial sobre a alfabetização e letramento de uma aluna de licenciatura e identificadas as aprendizagens adquiridas sobre estes conceitos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja metodologia se ancora na perspectiva de “História de Vida”, onde a pesquisadora relata em um Memorial Autobiográfico e em um Diário de Bordo suas aprendizagens sobre a docência, com foco na sua participação no PIBID, que contribuíram para a elaboração de sua autobiografia. Os teóricos referenciados nesta pesquisa são: Kleiman, Soares, Ferreiro, Teberosky, Freire, Rojo, Cagliari. A pesquisadora concluiu que as articulações do Ministério da Educação (MEC) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES) e de seus órgãos, para a melhoria da formação inicial docente por meio do PIBID, tem efetivamente contribuído para a construção da identidade profissional dos futuros docentes. O PIBID se apresenta como um diferencial na construção profissional, uma vez que oportunizou à pesquisadora vivenciar e adquirir experiências e conhecimentos, principalmente sobre alfabetização e letramento.
Keywords: Formação de professores
PIBID
Alfabetização
Letramento
Citation: HATABE, Márcia Kawasaki. Contribuições do programa institucional de iniciação àdocência (pibid) àformação docente: sobre as práticas de letramento e alfabetização. 2014. 40 f. Monografia (Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5199
Document date: 2014
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Márcia Kawasaki Hatabe.pdfMonografia(Graduação)662.64 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons