Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5199
Type: | Monografia(Graduação) |
Title: | Contribuições do programa institucional de iniciação àdocência (pibid) àformação docente: sobre as práticas de letramento e alfabetização |
Authors: | Hatabe, Márcia Kawasaki |
Abstract: | Este artigo investigou as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) na formação inicial de uma aluna de licenciatura no contexto universitário, e de escolas públicas do Distrito Federal, explorando suas principais aprendizagens sobre alfabetização e letramento. Esta pesquisa discute as dificuldades para a formação inicial dos futuros docentes em relacionar o aprendizado teórico nas universidades com a realidade nas escolas públicas e como estas dificuldades são influenciadas na qualidade de ensino. Portanto serão descritas as contribuições do PIBID na formação inicial sobre a alfabetização e letramento de uma aluna de licenciatura e identificadas as aprendizagens adquiridas sobre estes conceitos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja metodologia se ancora na perspectiva de “História de Vida”, onde a pesquisadora relata em um Memorial Autobiográfico e em um Diário de Bordo suas aprendizagens sobre a docência, com foco na sua participação no PIBID, que contribuíram para a elaboração de sua autobiografia. Os teóricos referenciados nesta pesquisa são: Kleiman, Soares, Ferreiro, Teberosky, Freire, Rojo, Cagliari. A pesquisadora concluiu que as articulações do Ministério da Educação (MEC) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES) e de seus órgãos, para a melhoria da formação inicial docente por meio do PIBID, tem efetivamente contribuído para a construção da identidade profissional dos futuros docentes. O PIBID se apresenta como um diferencial na construção profissional, uma vez que oportunizou à pesquisadora vivenciar e adquirir experiências e conhecimentos, principalmente sobre alfabetização e letramento. |
Keywords: | Formação de professores PIBID Alfabetização Letramento |
Citation: | HATABE, Márcia Kawasaki. Contribuições do programa institucional de iniciação àdocência (pibid) àformação docente: sobre as práticas de letramento e alfabetização. 2014. 40 f. Monografia (Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014. |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5199 |
Document date: | 2014 |
Appears in Collections: | Pedagogia (Graduação) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Márcia Kawasaki Hatabe.pdf | Monografia(Graduação) | 662.64 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License