Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5199
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Hatabe, Márcia Kawasaki | |
dc.date.accessioned | 2015-05-20T20:45:35Z | |
dc.date.accessioned | 2016-10-10T03:28:39Z | - |
dc.date.available | 2015-05-20T20:45:35Z | |
dc.date.available | 2016-10-10T03:28:39Z | - |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.identifier.citation | HATABE, Márcia Kawasaki. Contribuições do programa institucional de iniciação àdocência (pibid) àformação docente: sobre as práticas de letramento e alfabetização. 2014. 40 f. Monografia (Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5199 | - |
dc.description | Pedagogia | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo investigou as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) na formação inicial de uma aluna de licenciatura no contexto universitário, e de escolas públicas do Distrito Federal, explorando suas principais aprendizagens sobre alfabetização e letramento. Esta pesquisa discute as dificuldades para a formação inicial dos futuros docentes em relacionar o aprendizado teórico nas universidades com a realidade nas escolas públicas e como estas dificuldades são influenciadas na qualidade de ensino. Portanto serão descritas as contribuições do PIBID na formação inicial sobre a alfabetização e letramento de uma aluna de licenciatura e identificadas as aprendizagens adquiridas sobre estes conceitos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja metodologia se ancora na perspectiva de “História de Vida”, onde a pesquisadora relata em um Memorial Autobiográfico e em um Diário de Bordo suas aprendizagens sobre a docência, com foco na sua participação no PIBID, que contribuíram para a elaboração de sua autobiografia. Os teóricos referenciados nesta pesquisa são: Kleiman, Soares, Ferreiro, Teberosky, Freire, Rojo, Cagliari. A pesquisadora concluiu que as articulações do Ministério da Educação (MEC) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES) e de seus órgãos, para a melhoria da formação inicial docente por meio do PIBID, tem efetivamente contribuído para a construção da identidade profissional dos futuros docentes. O PIBID se apresenta como um diferencial na construção profissional, uma vez que oportunizou à pesquisadora vivenciar e adquirir experiências e conhecimentos, principalmente sobre alfabetização e letramento. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marielle Domiciano (marielle.silva@ucb.br) on 2015-04-23T00:45:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) Márcia Kawasaki Hatabe.pdf: 678547 bytes, checksum: 6fe10dd9e24a4205e09fb79566af5b9e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2015-05-20T20:45:35Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) Márcia Kawasaki Hatabe.pdf: 678547 bytes, checksum: 6fe10dd9e24a4205e09fb79566af5b9e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-05-20T20:45:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) Márcia Kawasaki Hatabe.pdf: 678547 bytes, checksum: 6fe10dd9e24a4205e09fb79566af5b9e (MD5) Previous issue date: 2014 | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-10-10T03:28:39Z (GMT). No. of bitstreams: 5 Márcia Kawasaki Hatabe.pdf: 678547 bytes, checksum: 6fe10dd9e24a4205e09fb79566af5b9e (MD5) license_url: 46 bytes, checksum: 0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccf (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) license.txt: 1877 bytes, checksum: e38d93826fd89c5f905178c65d656bbe (MD5) Previous issue date: 2014 | en |
dc.format | Texto | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.title | Contribuições do programa institucional de iniciação àdocência (pibid) àformação docente: sobre as práticas de letramento e alfabetização | pt_BR |
dc.type | Monografia(Graduação) | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia (Graduação) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Márcia Kawasaki Hatabe.pdf | Monografia(Graduação) | 662.64 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License