Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5287
Type: Monografia(Graduação)
Title: Nível de conhecimento e percepção dos acadêmicos do curso de enfermagem da Universidade Católica de Brasília- UCB acerca do abortamento previsto em lei.
Authors: Santos, Simone de Jesus
Souza, Karoline da Costa
Abstract: O aborto é considerado um sério problema de saúde pública e pode ser definido como a finalização da gravidez entre a 20ª e 22ª semana de gestação. Pode ser realizado de forma ilegal quando a gestante o provoca utilizando-se de algum meio ou quando ela permite que alguém o provoque trazendo, com isso, sérios problemas para sua saúde. Também pode ser realizado de forma legal, ou seja, quando autorizado e previsto em lei. Nesse sentido, este trabalho buscou salientar a participação ética e legal do enfermeiro no aborto induzido de forma legal para que se um dia ele se deparar com tal situação, saberá agir da forma correta. Este estudo tem como objetivo investigar o conhecimento e percepção dos estudantes de enfermagem em relação ao aborto induzido de forma legal. Busca resgatar se conhecem e sabem seus direitos e deveres caso se deparar a essa situação futuramente. Será utilizado método quantitativo e descritivo, através de um questionário enviado via internet para o e-mail de cada estudante do ultimo ano de graduação de enfermagem, constando o termo de consentimento livre esclarecido(TCLE), formatado no programa Google Docs. Aqueles que por ventura não conseguirem acessar o questionário ou por outros motivos, será realizado busca ativa desses estudantes, oferecendo o questionário impresso sendo auto administrável. O questionário contem 18 questões sobre perfil dos entrevistados, conhecimentos gerais, legislação e opiniões sobre aborto e dados pessoais. Serão aplicados 60 questionários aos estudantes do ultimo ano do curso de enfermagem.
Keywords: Enfermagem
Gravidez não desejada
Aborto legal
Aborto induzido
Ética
Citation: SOUZA, Karoline da Costa; SANTOS, Simone de Jesus. Nível de conhecimento e percepção dos acadêmicos do curso de enfermagem da Universidade Católica de Brasília- UCB acerca do abortamento previsto em lei. 2013. 58 f. Monografia (Enfermagem). Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5287
Document date: 2013
Appears in Collections:Enfermagem (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Karoline da Costa Souza e Simone de Jesus Santos.pdfMonografia(Graduação)733.8 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons