Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5288
Type: Monografia(Graduação)
Título : Os benefícios das Terapias Complementares e Práticas Esportivas na reabilitação física e psicossocial do lesado medular.
Autor : Henriques, Kívia Abrantes
Sousa, Raíssa Alves de
Resumen : A lesão medular gera muito mais fatores do que se imagina. Questões físicas, psicológicas e sociais entram em conflito, em decorrência de uma mudança abrupta no cotidiano. A independência física/social é um dos fatores mais afetados, e uma adaptação a esse novo estilo de vida geralmente leva muito tempo e envolve não só a pessoa lesionada, mas sua família e seu convívio pessoal. As técnicas terapêuticas têm se desenvolvido com o passar dos anos, e hoje, o lesado medular já pode ser independente social e fisicamente. Para uma melhor reabilitação desses pacientes, terapias complementares em saúde têm sido criadas, visando uma adaptação mais rápida e uma melhor aceitação de sua condição atual. Objetivo: O objetivo da pesquisa consiste em investigar o impacto das terapias complementares em saúde, e práticas esportivas na reabilitação de pacientes portadores de lesão medular. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo do tipo descritivo com 34 indivíduos, destes são 15 pacientes que praticam alguma atividade ou terapia, 15 familiares e 4 profissionais de saúde envolvidos no tratamento. A pesquisa foi realizada no Hospital de Apoio de Brasília, Distrito Federal. Para análise de dados foi utilizado Mutti, 2003, análise de discurso. A pesquisa teve início após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FEPECS, protocolo nº 452.920. Através deste estudo esperou-se identificar os benefícios das terapias complementares e práticas esportivas frente à reabilitação física e psicossocial do paciente com lesão medular. Resultados: 93,3% dos pacientes entrevistados eram do sexo masculino, com idade de 18 à 30, de baixa renda e que não concluíram o ensino fundamental. As terapias complementares e práticas esportivas apresentaram-se de extrema importância e repleta de benefícios na reabilitação física e psicossocial, na opinião dos pacientes; foram ferramentas de grandes mudanças, na opinião dos familiares; e parte de um tratamento integral, na opinião dos profissionais. Conclusão: Faz-se necessário um maior conhecimento a cerca das terapias complementares em saúde e práticas esportivas por parte das Instituições de Ensino Superior, dos profissionais de saúde, das autoridades do Governo e da população em geral, devido aos grandes benefícios encontrados.
Palabras clave : Enfermagem
Lesão Medular
Reabilitação
Terapias Complementares em Saúde
Atividades Físicas
Citación : HENRIQUES, Kívia Abrantes; SOUSA, Raíssa Alves de. Os benefícios das Terapias Complementares e Práticas Esportivas na reabilitação física e psicossocial do lesado medular. 2013. 95 f. Monografia (Enfermagem). Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
Access Type: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5288
Fecha de publicación : 2013
Appears in Collections:Enfermagem (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Kívia Abrantes Henriques e Raíssa Alves de Sousa.pdfMonografia(Graduação)980.9 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons