Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5506
metadata.dc.type: Monografia
Title: O professor sobre a insígnia do pai
Authors: Almeida, Bruno Coimbras de
Abstract: O presente estudo se propõe a investigar como comparece, na fala dos professores, o declínio da imago paterna ou, conforme acepção de Melman (2008) a fragilização da metáfora do Nome-do-Pai, e suas repercussões no exercício educativo. Na perspectiva psicanalítica, compreende-se que a escola e o professor, na tarefa educativa, exercem a função de um terceiro que pode reiterar a legitimidade e a autoridade da Lei do pai que engendra a aceitação da castração, necessária para que o sujeito possa se desprender de sua condição de objeto e comparecer como sujeito de desejo. O mal-estar contemporâneo, no campo educativo, se configura nas dificuldades e impasses encontrados no exercício da função paterna, que se articula com a educação, e que se expressa no discurso da perda de autoridade, na fala dos professores. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do Distrito Federal, na qual foram realizados dois grupos com professores, escutados por meio do dispositivo de análise clínica das práticas profissionais. Para a análise e discussão das falas dos professores foi utilizada a análise de conteúdo e o referencial psicanalítico. Assim, foi possível verificar que a queixa da perda de autoridade se encontra fortemente relacionada a uma idealização do ato educativo e à nostalgia pelo pai ideal, o que fomenta ainda mais o desamparo e a produção sintomática do mal-estar na educação. No entanto, a partir da oferta de um espaço de escuta, foi possível identificar um (re)posicionamento subjetivo dos professores frente à tarefa educativa, já que passaram a suportar melhor o lugar de Mestre barrado e a sustentar a transmissão do significante Nome-do-Pai, para os alunos.
Keywords: Psicologia
Educação
Psicanálise
Função paterna
Citation: ALMEIDA, Bruno Coimbras de. Oprofessor sobre a insígnia do pai. 2013. 27 f. Monografia (Psicologia). Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5506
Issue Date: 21-Jun-2013
Appears in Collections:Psicologia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruno Coimbras de Almeida.pdfMonografia643.98 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons