Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5516
metadata.dc.type: Monografia
Title: Avaliação psicológica no contexto jurídico: compreensão do processo de avaliação psicológica realizada no contexto dos processos jurídicos acompanhados pela vara de Execuções das Penas e Medidas Alternativas - VEPEMA
Authors: Silva, Camila Bessa
Abstract: A Psicologia Jurídica é uma área recente e são desencadeados vários questionamentos sobre a compreensão da avaliação psicológica, sua realização e seus aspectos abordados neste aspecto específico. Com isso, propõe-se estudar a avaliação psicológica no contexto jurídico, em especial aplicada ao recurso legal das penas e medidas alternativas. O presente trabalho tem como objetivo compreender os processos envolvidos na utilização da avaliação psicológica, buscando e analisando o entendimento dos profissionais da psicologia comprometidos com a prática da avaliação psicológica dentro do contexto jurídico. Dessa forma, torna-se necessário perceber e compreender se os profissionais que realizam a avaliação psicológica no contexto da aplicação das penas e medidas alternativas percebem as suas particularidades e diferenças em relação à prática da testagem psicológica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo com o objetivo de investigar e compreender como profissionais da psicologia que atuam no contexto jurídico, em especial com a temática das penas e medidas alternativas, utilizam a prática da avaliação psicológica aplicada na sua rotina profissional. Como participantes da pesquisa estão atores de alguns seguimentos do contexto jurídico da cidade de Brasília como o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), em particular da Vara de Execução das Penas e Medidas Alternativas (VEPEMA) e do Instituto Médico Legal (IML), órgão vinculado ao poder executivo da Segurança Pública. Os resultados da pesquisa informam que não há percepções pertinentes quanto ao conhecimento e valorização do que venha a ser a avaliação psicológica para os atuantes do contexto jurídico, objeto desta análise. Observou-se, a partir dos resultados alcançados, um desconhecimento por parte destes profissionais, que deveriam estar familiarizados e atualizados quanto ao assunto. Esse despreparo ou ausência de profissional especializado em avaliação psicológica é um dado gerador de preocupação e atenção, considerando a necessária cautela quanto à aplicação da avaliação psicológica no contexto jurídico.
Keywords: Psicologia
Avaliação Psicológica
Psicologia Jurídica
Testagem psicológica
Penas e Medidas Alternativas
Citation: SILVA, Camila Bessa. Avaliação psicológica no contexto jurídico: compreensão do processo de avaliação psicológica realizada no contexto dos processos jurídicos acompanhados pela vara de Execuções das Penas e Medidas Alternativas - VEPEMA. 2013. 63 f. Monografia (Psicologia). Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5516
Issue Date: 2013
Appears in Collections:Psicologia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Camila Bessa Silva.pdfMonografia360.94 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons