Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5953
Type: | Monografia(Graduação) |
Title: | O papel do locutor esportivo na construção da mensagem de exaltação ao patriotismo: estudo de recepção do Superclássico das Américas 2014 (Brasil e Argentina) |
Authors: | Mendes, Michele |
Abstract: | Este Artigo tem como objetivo analisar o papel do locutor esportivo na construção da mensagem em um jogo de futebol, a partir da reação de um grupo focal. Os estímulos foram caracterizados pela transmissão televisiva, ora com a presença, ora com a ausência de elementos sonoros: o grupo assiste a partida narrada pelo locutor (com áudio e todos elementos sonoros); e depois o mesmo grupo assiste sem esses recursos (sem o áudio). Trata-se de metodologia qualitativa, com aplicação de questionário e observação participante. O jogo analisado ocorreu em 11 de outubro de 2014, entre Brasil e Argentina, pelo Superclássico das Américas, em Pequim, na China. A partir dos conceitos de Guedes (2002), Damatta (1982) e Melo (2007) sobre as implicações de identidade nacional relativa ao futebol, o artigo trará a representação do papel do locutor e dos elementos audiovisuais que possam trabalhar o patriotismo. |
Keywords: | Jornalismo Comunicação Futebol Locutor Esportivo Patriotismo Grupo Focal |
Citation: | MENDES, Michele. O papel do locutor esportivo na construção da mensagem de exaltação ao patriotismo: estudo de recepção do Superclássico das Américas 2014 (Brasil e Argentina). 2015. 22 f. Monografia (Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015. |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5953 |
Document date: | 2015 |
Appears in Collections: | Comunicação Social - Jornalismo (Graduação) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Michele Mendes.pdf | Monografia(Graduação) | 334.02 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License