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Type: Monografia(Graduação)
Title: A narrativa transmídia na publicidade: análise de uma campanha da Skol
Author(s): Teixeira, Caroline Carneiro Tavares
First Advisor: Miletto, Angélica Cordova Machado
Summary: Devido aos fenômenos culturais que permeiam a sociedade atual, como: ciberespaço e cibercultura, inteligência coletiva e cultura participativa, cria-se um novo segmento de consumidor e consequentemente uma nova maneira de se pensar comunicação. Este trabalho descreve sobre as estratégias utilizadas pelas agências publicitárias, para aproximar este consumidor contemporâneo, enfatizando a estratégia transmedia storytelling/ narrativa transmídia. Para desenvolver o estudo escolheu-se a campanha “Se a vida manda quadrado, você devolve redondo” da marca Skol. Para verificar a identificação do público com a campanha foi feita uma análise de conteúdo, em que foram selecionados textos publicados em interfaces interativas acerca da campanha. Destes comentários, foi feita uma análise semântica e lexical do texto para identificação de classes de sentido e identificação de compreensão. A partir da análise verificou-se que as situações encontradas na narrativa transmídia interagem com as experiências pessoais do consumidor, transformando a narrativa transmídia em uma estratégia eficiente em termos de gerar envolvimento com a marca.
Abstract: Due to cultural phenomena that permeate today's society , such as cyberspace and cyberculture , collective intelligence and participatory culture , it creates a new consumer segment and therefore a new way of thinking about communication. This paper describes the strategies used by advertising agencies to bring this contemporary consumer, emphasizing the strategy transmedia storytelling. To develop the study chose to campaign " If life sends square, you return round " Skol brand . To verify the identification of the public with the campaign a content analysis in which interfaces into interactive texts published about the campaign were selected was taken . These comments , semantic and lexical analysis of the text to identify classes of sense of understanding and identification was taken . From the analysis it was found that the situations encountered in transmedia storytelling interact with the personal experiences of consumers turning to Transmedia storytelling in an efficient strategy in terms of generating involvement with the brand.
Keywords:  Publicidade e Propaganda
Marketing de experiência
Narrativa transmídia
Skol
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: CST - Publicidade e Propaganda
Citation: TEIXEIRA, Caroline Carneiro Tavares. A narrativa transmídia na publicidade: análise de uma campanha da Skol. 2013. 81 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10056
Document date: 2013
Appears in Collections:Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Graduação)

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