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Tipo: Monografia(Graduação)
Título: Animal crossing e autismo: uma análise comunicacional de como vídeo games podem auxiliar crianças com a síndrome de Asperger
Autor(es): Teixeira, Gustavo Almeida
Primeiro Orientador: Foresti, Joadir Antônio
Resumo: O autismo é uma doença que afeta principalmente a comunicação e a interação social das pessoas com a síndrome. É dividida em algumas categorias, como a Síndrome de Asperger, que é o foco desta monografia. A evolução da tecnologia vem contribuindo para a evolução de técnicas de intervenção que incentivam crianças autistas a saber ter contato com as demais pessoas ao seu redor. Paralelo a isso, a difusão dos jogos virtuais é crescente, possibilitando sua utilização em novas áreas, como a saúde. Alguns hospitais fazem uso desse recurso para auxiliar em alguns tratamentos, mas no caso do autismo, apesar do uso de plataformas virtuais, não existem jogos exclusivamente criados para auxiliar terapias e intervenções. Dessa forma, o trabalho visa compreender melhor o indivíduo autista, suas reações e comportamentos, as técnicas de intervenção utilizadas, bem como também trazer a origem dos jogos, entendendo seus conceitos e evoulção até o que são hoje. A partir desses estudos, é apresentada uma série de análises do jogo Animal Crossing New Leaf, que possui como tema principal a interação social e a comunicação, duas das maiores deficiências de todo autista. Por meio das análises, conclui-se que a abordagem criativa do jogo pode invalidar a aplicação em terapias e técnicas de intervenção. Porém, é possível constatar que a criação de um jogo com características positivas ideais para intervenção na síndrome, como algumas das analisadas em Animal Crossing New Leaf, pensadas e feitas exclusivamente para o uso em crianças aspergers, tem potencial para ampliar os resultados das terapias, trazendo esses indivíduos mais facilmente ao convívio social, minimizando tendências repetitivas, aumentando sua independência e melhorando sua comunicação não verbal.
Abstract: Autism is a disease that mainly affects communication and social interaction of people with the syndrome. It is divided into a few categories, such as Asperger Syndrome, which is the focus of this project. The evolution of technology has contributed to the development of intervention techniques that encourage autistic children to learn to have contact with other people around you. Parallel to this, the diffusion of virtual gaming is growing, enabling its use in new areas such as health. Some hospitals make use of this resource to assist in some treatments, but in the case of autism, despite the use of virtual platforms, there are no games exclusively created to assist therapies and interventions. Thus, the project aims to better understand the autistic individual, his reactions and behaviors, intervention techniques used and also bring the origin of the games, understanding their concepts and evolution to what they are today. From these studies, a series of analyzes of the game Animal Crossing New Leaf, which has as its main theme the social interaction, and communication, two of the biggest weaknesses of every autistic is presented. Through the analysis, it is concluded that the creative approach to the game may invalidate the application in therapies and intervention techniques. However, it is clear that creating a game with ideal characteristics for positive intervention in syndrome, as discussed in some of Animal Crossing New Leaf, designed and made exclusively for use in aspergers children, has the potential to extend the results of therapies, bringing these individuals to social life more easily, minimizing repetitive trends, increasing their independence and improve their nonverbal communication. Keywords:
Palavras-chave:  Publicidade e Propaganda
Autismo
Comunicação
Interação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Brasília
Sigla da Instituição: UCB
Departamento: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Programa: CST - Publicidade e Propaganda
Citação: TEIXEIRA, Gustavo Almeida. Animal crossing e autismo: uma análise comunicacional de como vídeo games podem auxiliar crianças com a síndrome de Asperger. 2013. 38 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10060
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Graduação)

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