Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10065
Type: Monografia(Graduação)
Title: Visão e posicionamento dos estudantes de ensino superior do Distrito Federal frente aos discursos empresariais de responsabilidade social e sustentabilidade
Author(s): Reis, Raissa Siqueira
First Advisor: Curvello, João José Azevedo
Summary: Frente ao cenário mundial atual, marcado por mudanças climáticas, ameaças à biodiversidade, desigualdade social, mão de obra escrava, entre outros diversos problemas ambientais e sociais, a sociedade tem se pautado por crescente preocupação com relação ao futuro do planeta. Termos e conceitos como sustentabilidade e responsabilidade social passaram a fazer parte do cotidiano de algumas empresas, o que levou a um incremento dos questionamentos sobre a função desses novos fatores para a estratégia competitiva. Sendo assim, a presente pesquisa analisa a percepção dos estudantes de ensino superior do Distrito Federal frente aos discursos empresariais que englobam a sustentabilidade e a responsabilidade social, com a intenção de comprovar a eficácia desses discursos em produzir uma imagem positiva para a reputação empresarial. Para que se chegasse ao resultado final, foi elaborada uma pesquisa quantitativa com 434 estudantes de ensino superior do Distrito Federal. A pesquisa comprovou que embora ainda não haja completa confiabilidade dos estudantes nos discursos empresariais, a maior parte dos estudantes valoriza o fato de uma empresa possuir investimentos neste setor, e são conscientes da importância de as empresas adotarem essa postura.
Abstract: Due to the current world scenario, marked by climate change, threats to biodiversity, social inequality, slave labor, among many other environmental and social problems, society has been marked by growing concern about the future of the planet. Terms and concepts such as sustainability and social responsibility have become part of everyday life for some companies, which led to an increase in questions about the function of these new factors for competitive strategy. Thus, this research analyzes the perception of higher education students in front of the Federal District to the speeches that encompass corporate sustainability and social responsibility, with the intention to prove the efficacy of these discourses to produce a positive image for the business reputation. To get at the end result, we present a quantitative study with 434 students in higher education in the Federal District. The research found that although there is no complete reliability of students in business speeches, most students value the fact that a company has investments in this sector, and are aware of the importance of companies adopting this stance.
Keywords:  Publicidade e Propaganda
Responsabilidade social empresarial
Sustentabilidade
Consumo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: CST - Publicidade e Propaganda
Citation: REIS, Raissa Siqueira. Visão e posicionamento dos estudantes de ensino superior do Distrito Federal frente aos discursos empresariais de responsabilidade social e sustentabilidade. 2013. 55 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10065
Document date: 2013
Appears in Collections:Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RaissaSiqueiraReisTCCGRADUACAO2013.pdfMonografia(Graduação)1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.