Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10070
Tipo: Artigo
Título: A colaboração da Rede Globo para a espetacularização do futebol brasileiro
Autor(es): Guedes, Drielli R. M. de C.
Primeiro Orientador: Martinez, Maria Cecília Alves
Resumo: Com a mudança do meio de comunicação rádio para a televisão começou o que chamamos hoje de espetacularização do futebol. A chegada da televisão fez com que as partidas de futebol se tornassem mais emocionantes, trazendo a sensação para os telespectadores de estarem dentro do campo, um futebol mais íntimo para os torcedores. A Rede Globo foi de grande ajuda para essa espetacularização, ela viu no esporte uma oportunidade de lucrar, pois as pessoas já se identificavam com o futebol antes da TV. Como a transmissão futebolística é de baixo custo e obtinha lucros altos, pois a audiência é grande, a Rede Globo passou a colocar o futebol como uma das suas programações mais importantes, fazendo com que as pessoas vissem e gostassem cada vez mais do esporte. A Copa do Mundo é um exemplo da espetacularização do futebol, traz para os torcedores emoções, como alegrias e decepções e a Copa de 2014, no Brasil, não foi diferente. Índices mostram como realmente o Brasil é o país do futebol.
Abstract: With the communication radio middle change for television, it started what we call out today of soccer show. Television arrival made soccer matches if they became more touching, making the people if they felt inside the field, turning the most intimate soccer for the supporters. The Rede Globo was of great help for this show. She saw in the sport an opportunity of profiting, because the people already identified with soccer before the TV. Like soccer transmission is of low cost and obtained high profits, because the audience is great, the Rede Globo proceeded doing of soccer one of their more important programmings, making the people saw and liked more and more of the sport. The World cup is a soccer show example. It brings to the supporters emotions, like happiness and deceptions and the Cup of 2014, in Brazil, was not different. Indices show as really Brazil is soccer country.
Palavras-chave: Publicidade e Propaganda
Copa do Mundo
Espetáculo
Futebol
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Brasília
Sigla da Instituição: UCB
Departamento: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Programa: CST - Publicidade e Propaganda
Citação: GUEDES, Drielli R. M. de C.. A colaboração da Rede Globo para a espetacularização do futebol brasileiro. 2015. 27 f. Artigo (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10070
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DrielliRMDeCGuedesTCCGRADUACAO2015.pdfArtigo711.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.