Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10073
Type: Monografia(Graduação)
Title: A presença de elementos da cultura nacional em anúncios publicitários
Author(s): Santos, Thamara Cristina de Assis
First Advisor: Oliveira, Sheila da Costa
Summary: Este trabalho busca observar como elementos da cultura brasileira são inseridos em anúncios publicitários, por meio da análise dos vídeos publicitários das empresas Johnnie Walker e Havaianas. Dessa forma, é realizada uma revisão teórica sobre os conceitos de cultura, breve histórico sobre o desenvolvimento da cultura brasileira, e estudo sobre a utilização dos elementos culturais como ferramenta e contexto para a construção do discurso publicitário. A metodologia usada na análise dos anúncios proposta por Santaella (2003) consiste no estudo das matrizes de linguagem e pensamento – sonora, visual e verbal, presentes nos vídeos, possibilitando assim identificar as principais características culturais nas peças. A partir dos resultados obtidos é possível verificar a importância da publicidade como ferramenta de preservação e disseminação de valores e costumes de uma cultura.
Abstract: This work aims to observe how elements of Brazilian culture are inserted in advertisements, through the analysis of advertising videos from the companies Johnnie Walker and Havaianas. Thus, it is held a theoretical review of the concepts of culture, brief history of the development of Brazilian culture, and study on the use of cultural elements as a tool and framework for building speech advertising. The methodology used in the analysis of advertisements proposed by Santaella (2003), consists in the study of language and thought arrays - sound, visual and verbal, present in videos, enabling identification of the main cultural characteristics in pieces. From the results obtained it is possible to verify the importance of advertising as a tool for preservation and dissemination of values and customs of a culture.
Keywords: Cultura
Elementos culturais
Publicidade e Propaganda
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: CST - Publicidade e Propaganda
Citation: SANTOS, Thamara Cristina de Assis. A presença de elementos da cultura nacional em anúncios publicitários. 2013. 39 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10073
Document date: 2013
Appears in Collections:Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ThamaraCristinaTCCGRADUACAO2013.pdfMonografia(Graduação)1.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.