Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10073
Tipo: Monografia(Graduação)
Título: A presença de elementos da cultura nacional em anúncios publicitários
Autor(es): Santos, Thamara Cristina de Assis
Primeiro Orientador: Oliveira, Sheila da Costa
Resumo: Este trabalho busca observar como elementos da cultura brasileira são inseridos em anúncios publicitários, por meio da análise dos vídeos publicitários das empresas Johnnie Walker e Havaianas. Dessa forma, é realizada uma revisão teórica sobre os conceitos de cultura, breve histórico sobre o desenvolvimento da cultura brasileira, e estudo sobre a utilização dos elementos culturais como ferramenta e contexto para a construção do discurso publicitário. A metodologia usada na análise dos anúncios proposta por Santaella (2003) consiste no estudo das matrizes de linguagem e pensamento – sonora, visual e verbal, presentes nos vídeos, possibilitando assim identificar as principais características culturais nas peças. A partir dos resultados obtidos é possível verificar a importância da publicidade como ferramenta de preservação e disseminação de valores e costumes de uma cultura.
Abstract: This work aims to observe how elements of Brazilian culture are inserted in advertisements, through the analysis of advertising videos from the companies Johnnie Walker and Havaianas. Thus, it is held a theoretical review of the concepts of culture, brief history of the development of Brazilian culture, and study on the use of cultural elements as a tool and framework for building speech advertising. The methodology used in the analysis of advertisements proposed by Santaella (2003), consists in the study of language and thought arrays - sound, visual and verbal, present in videos, enabling identification of the main cultural characteristics in pieces. From the results obtained it is possible to verify the importance of advertising as a tool for preservation and dissemination of values and customs of a culture.
Palavras-chave: Cultura
Elementos culturais
Publicidade e Propaganda
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Brasília
Sigla da Instituição: UCB
Departamento: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Programa: CST - Publicidade e Propaganda
Citação: SANTOS, Thamara Cristina de Assis. A presença de elementos da cultura nacional em anúncios publicitários. 2013. 39 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10073
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ThamaraCristinaTCCGRADUACAO2013.pdfMonografia(Graduação)1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.