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dc.contributor.advisor1Oliveira, Sheila da Costa-
dc.creatorSantos, Thamara Cristina de Assis-
dc.date.accessioned2017-10-17T16:54:22Z-
dc.date.available2017-10-02-
dc.date.available2017-10-17T16:54:22Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSANTOS, Thamara Cristina de Assis. A presença de elementos da cultura nacional em anúncios publicitários. 2013. 39 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10073-
dc.description.abstractThis work aims to observe how elements of Brazilian culture are inserted in advertisements, through the analysis of advertising videos from the companies Johnnie Walker and Havaianas. Thus, it is held a theoretical review of the concepts of culture, brief history of the development of Brazilian culture, and study on the use of cultural elements as a tool and framework for building speech advertising. The methodology used in the analysis of advertisements proposed by Santaella (2003), consists in the study of language and thought arrays - sound, visual and verbal, present in videos, enabling identification of the main cultural characteristics in pieces. From the results obtained it is possible to verify the importance of advertising as a tool for preservation and dissemination of values and customs of a culture.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca observar como elementos da cultura brasileira são inseridos em anúncios publicitários, por meio da análise dos vídeos publicitários das empresas Johnnie Walker e Havaianas. Dessa forma, é realizada uma revisão teórica sobre os conceitos de cultura, breve histórico sobre o desenvolvimento da cultura brasileira, e estudo sobre a utilização dos elementos culturais como ferramenta e contexto para a construção do discurso publicitário. A metodologia usada na análise dos anúncios proposta por Santaella (2003) consiste no estudo das matrizes de linguagem e pensamento – sonora, visual e verbal, presentes nos vídeos, possibilitando assim identificar as principais características culturais nas peças. A partir dos resultados obtidos é possível verificar a importância da publicidade como ferramenta de preservação e disseminação de valores e costumes de uma cultura.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-10-02T19:20:03Z No. of bitstreams: 1 ThamaraCristinaTCCGRADUACAO2013.pdf: 1067680 bytes, checksum: 2e8a4ac31995f3a04576dc3d342e3f56 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-10-17T16:54:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ThamaraCristinaTCCGRADUACAO2013.pdf: 1067680 bytes, checksum: 2e8a4ac31995f3a04576dc3d342e3f56 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-17T16:54:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ThamaraCristinaTCCGRADUACAO2013.pdf: 1067680 bytes, checksum: 2e8a4ac31995f3a04576dc3d342e3f56 (MD5) Previous issue date: 2013en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Brasíliapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Educação, Tecnologia e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programCST - Publicidade e Propagandapt_BR
dc.publisher.initialsUCBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectElementos culturaispt_BR
dc.subject Publicidade e Propagandapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleA presença de elementos da cultura nacional em anúncios publicitáriospt_BR
dc.typeMonografia(Graduação)pt_BR
Appears in Collections:Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Graduação)

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