Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10110
Tipo: Monografia(Graduação)
Título: Design thinking: um caminho para a inovação
Autor(es): Azevedo, André Luís Oliveira Sampaio de
Primeiro Orientador: Moreira, Roberto Resende
Resumo: Este trabalho trata da verificação da eficácia da metodologia do Design Thinking, na geração de inovação, através da análise e comparação de cases de Design Thinking, com as teorias da inovação. A inovação é uma ferramenta de extrema relevância na corrida empresarial para a criação e manutenção de vantagem competitiva sobre seus concorrentes, muito embora não seja por todos dominada quanto a seus princípios, origens e tipos. Desta maneira, antes de partir para a análise dos resultados, é apresentado o conceito de inovação, juntamente com sua origem e tipologia, como forma de graduar a inovação a ser analisada. Em sequencia esmiúça-se a metodologia do Design Thinking, analisando sua construção, desde a definição do briefing até seu pleno exercício, culminando na análise de dois exemplos práticos de sua execução, comparando seus resultados com a teoria da inovação.
Abstract: The present work is about the verification of the Design Thinking methodology’s effectiveness in generating innovation, through the analysis and comparison of example cases of Design Thinking within the innovation theories. Even thought innovation is an extremely important tool, in the business world, to create and maintain competitive advantage over its competitors, it is not dominated by all as to its principles, origins and types. Thus, before leaving for the analysis of results, the concept of innovation is presented along with its origin and typology, in order to gauge the innovation further analyzed. Following that, the methodology of Design Thinking is deeply investigated from its construction, since the briefing definition, to its full realization, culminating in the analysis of two practical examples of its implementation, comparing their results with the theory and typology of innovation.
Palavras-chave: Inovação
Design thinking
Publicidade e Propaganda
Eficácia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Brasília
Sigla da Instituição: UCB
Departamento: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Programa: CST - Publicidade e Propaganda
Citação: AZEVEDO, André Luís Oliveira Sampaio de. Design thinking: um caminho para a inovação. 2015. 66 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10110
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Comunicação Social - Jornalismo (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AndreLuisOliveiraSampaioDeAzevedoTCCGRADUACAO2015.pdfMonografia(Graduação)2.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.