Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10128
Tipo: Artigo
Título: Narcisismo na publicidade uma análise das peças veiculadas na Revista Claudia
Autor(es): Gonçalves, Mariana Barbosa
Primeiro Orientador: Oliveira, Sheila Costa
Resumo: Esta pesquisa interdisciplinar tem como objeto de estudo a linguagem utilizada em peças publicitárias da revista Claudia, mais especificamente, as de página inteira, retiradas de doze exemplares correspondentes ao período de um ano de tiragem, de setembro de 2013 a agosto de 2014. O objetivo deste trabalho é observar a existência do narcisismo como recurso de linguagem publicitária nesta revista, identificando de que forma é manifestado nas peças publicitárias examinadas e quais possíveis relações apresenta com o comportamento de consumo do público alvo. Para tal análise, realizou-se uma pesquisa teórica a respeito do conceito de narcisismo utilizando o referencial da Psicologia sobre o transtorno da personalidade narcisista, da análise da semiótica de imagens paradas e estudos referenciais do comportamento do consumidor com foco na questão de gênero. Feito isso, foi possível concluir que existe sim o uso do narcisismo como recurso de linguagem publicitária em peças voltadas ao público feminino e fazer uma reflexão sobre aspectos psicossociais do consumo, destacando a publicidade como campo de integração entre diferentes áreas do saber.
Abstract: This interdisciplinary research aims to study the language used in the advertisements of Claudia magazine, more specifically, the full-page ones, that were taken from twelve copies within one year of drawing, from September 2013 to August 2014. The purpose of this study is to observe the existence of narcissism as advertising language resource in this magazine, identifying how it is manifested in the examined advertisements and which possible relationships it presents in the target audience's consumption behavior. For this analysis, there was a theoretical research on the concept of narcissism using the framework of Psychology about the narcissistic personality disorder, of the analysis from still images semiotic and reference studies about consumer behavior, focusing on gender issues. Then, it was concluded that there is the use of narcissism as advertising language in materials developed for the female audience and make a reflection on psychosocial aspects of consumption, highlighting advertising as a field of integration between different areas of knowledge.
Palavras-chave:  Publicidade e Propaganda
Linguagem publicitária
Narcisismo
Comportamento de consumo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Brasília
Sigla da Instituição: UCB
Departamento: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Programa: CST - Publicidade e Propaganda
Citação: GONÇALVES, Mariana Barbosa. Narcisismo na publicidade uma análise das peças veiculadas na revista Claudia. 2015. 40 f. Artigo (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10128
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarianaBarbosaGonçalvesTCCGRADUACAO2015.pdfArtigo49.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.