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Type: Monografia(Graduação)
Título : Assistência ao paciente idoso com Alzheimer: a informação do cuidador familiar sobre a doença pode fazer a diferença?
Author(s): Santos, Ivanete Barbosa Viana dos
Santos, Renata Braz Alves dos
First Advisor: Chaves, Maurício de Oliveira
Summary: A presente pesquisa aborda a Assistência ao Paciente Idoso com Alzheimer, que é uma grave patologia demencial associada ao avanço da velhice e que se têm observado um elevado aumento de diagnóstico no Brasil. A doença é caracterizada por um declínio progressivo nas áreas de cognição, função e comportamento. O objetivo geral foi o de reconhecer a importância que um curso multiprofissional regular dado a cuidadores familiares na Unidade Mista de Saúde de Taguatinga exerce na qualidade do acompanhamento ao idoso. Os objetivos específicos foram os de identificar como os entrevistados se percebem em relação ao conhecimento que têm sobre a doença e o preparo para o cuidado. Os pesquisados foram divididos em dois grupos, A e B, composto respectivamente, por oito cuidadores que participaram do referido curso e oito que ainda não participaram. A pesquisa caracteriza-se de natureza qualitativa e descritivo. A coleta de dados foi realizada entre os meses de abril e maio de 2017 por meio de uma entrevista estruturada. A técnica utilizada para analisar os dados foi a análise de conteúdo. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal. Os dados obtidos na pesquisa apresentaram um perfil de cuidadores, como sendo a maioria composta por mulheres, casadas, com idades acima dos 45 anos e muitas já idosas, prevalecendo o grau de instrução entre o ensino médio e fundamental. São filhas, que compartilham da mesma moradia com o idoso, acompanhando-os com exclusividade há mais de sete anos. Quando abordados sobre o conhecimento sobre a doença, quase todos os entrevistados do grupo A declararam tê-lo, diferentemente do grupo B, que demonstrou desconhecimento. Quando o assunto foi estar ou não preparado para o ato de cuidar, os cuidadores do Grupo A declararam-se majoritariamente preparados, destacando-se em relação aos do Grupo B que afirmaram estar despreparados. Ambos os grupos só apresentaram semelhança quando foram convidados a opinar sobre a importância de um curso sobre cuidados. De modo geral, a pesquisa apresenta questões que merecem reflexão. Reconhecemos a importância da educação em saúde e seu impacto positivo na complexa cadeia que é o atendimento ao idoso com Alzheimer, validando ainda a relevância do curso oferecido pela Unidade Mista de Saúde de Taguatinga, que obstinadamente se volta para esta significativa clientela, que são os cuidadores familiares, elo estratégico entre o idoso e os serviços de saúde.
Resumen : The present research deals with the Assistance to Elderly Patients with Alzheimer's disease, which is a severe dementia associated with old age. A high increase of diagnosis has been observed in Brazil. The disease is characterized by a progressive decline in the areas of cognition, function, and behavior. The general objective was to recognize the importance that a regular multi-professional course given to family caregivers at the Mixed Health Unit of Taguatinga exercises in the quality of had of elderly people monitoring. The specific objectives were to identify how the interviewees perceive themselves in relation to the knowledge they have about the disease and the preparation for care. The participants were divided into two groups, A and B, composed, respectively, by caregivers who participated in this course and those who did not participate. The research is characterized by a qualitative and descriptive nature. The sample consisted of 16 caregivers, 8 of each group. Data collection was performed between April and May 2017 through a structured interview. Before applying it, the objectives of the study were explained to the participants and they signed the Free and Informed Consent Term. They were individually addressed, in person and in some cases, by telephone. The authorization for recording the calls was requested in advance. The technique used for analyzing the data was based on interpreting the respondents' answers. The research was approved by the Committee of Ethics in Research of the Secretary of State of Health of the Federal District. The data obtained in the research presented a profile of caregivers. The majority of them are women, married, aged over 45 years old and many senior women, with pre-school education being the norm. They are daughters, who live with the elderly, accompanying them exclusively for more than 7 years. When asked about knowledge the disease, almost all of respondents in group A reported having it, unlike group B, which showed lack of knowledge. When the subject was about being or not being prepared for caring, most of the caregivers from group A declared themselves to be prepared, standing out in relation to B, who said they were unprepared. Both groups gave similar answers when asked about their opinion regarding the importance of a course about care. In general, the research presents questions that deserve reflection. We recognize the importance of health education and its positive impact on the complex chain of care for the elderly with Alzheimer's disease. The relevance of the course offered by the Taguatinga Joint Health Unit is also validated. The course focuses on this significant public that is family caregivers, a strategic link between the elderly and the health services.
Palabras clave : Alzheimer
Idosos
Saúde
Cuidador familiar
Patologias demenciais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Language: por
Parents: Brasil
Editorial : Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Saúde e Medicina
Program: Enfermagem (Graduação)
Citación : SANTOS, Ivanete Barbosa Viana dos; SANTOS, Renata Braz Alves dos. Assistência ao paciente idoso com Alzheimer: a informação do cuidador familiar sobre a doença pode fazer a diferença?. 2017. 49 f. Monografia (Curso de Enfermagem) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
Access Type: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10221
Fecha de publicación : 2017
Appears in Collections:Enfermagem (Graduação)

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