Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10235
metadata.dc.type: Monografia(Graduação)
Title: Os Candanguinhos: criação de personagens para a comunicação visual
metadata.dc.creator: Pereira, Gabriel de Castro
metadata.dc.contributor.advisor1: Marinho, Roberval José
metadata.dc.description.resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem o objetivo de apresentar as pessoas da capital do Brasil e do mundo, oito personagens criados para representarem Brasília e seus aspectos sociais – a construção civil, o trânsito, a educação, as minorias, o esporte, a segurança, o cuidado aos idosos e o serviço público. As personagens, além de representarem esses aspectos, poderiam fazer parte da comunicação visual oficial do Distrito Federal, ajudando na divulgação de grandes eventos, como a Copa do Mundo. Com personagens tão expressivos, foram buscadas leituras que apontam para a identidade cultural de Brasília. É notável que, apesar de ser uma cidade bastante evoluída para o seu pouco tempo de vida, Brasília ainda não tem uma identidade cultural formada, que provavelmente se estabelecerá quando estiver mais velha. Houve, também, um estudo sobre “Branding" e a criação de personagens famosos, e como estes influenciaram no comportamento das pessoas. Para a realização deste trabalho, foram necessárias as técnicas de desenho, aprendida ao longo dos anos e de diagramação, para a confecção do produto, que é um catálogo que apresenta cada personagem.
Abstract: The current work has the aim to show the commoners of the Brazil’s Capital and the world. Eight characters were created to represent Brasilia and it's social aspects.- the constructions , the traffic , education , the minorities , the sports, security and the way the elderly is cares for including public service. The characters besides presenting the aspects shown, could take part in the visual official aspect to Distrito Federal's outlook, making viable to events such as the World Cup. In order to be faithful to such an expressive characters, were sought literature in which point directly to the Brasilia's identity. It was thought that, notwithstanding, Brasilia for being new and yet modern for being so short in life. Whoever, Brasilia doesn't have a formed cultural identity, in which seems to come along with time. There was also a study on branding and creation of characters in which makes the development in behavior of the people. To bring such work to life it was necessary technics in drawing learnt throughout the years and diagramming to confecting the product, that is a catalogue in which present each character.
Keywords: Brasília
Desenhos
Personagens
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: CST - Publicidade e Propaganda
Citation: PEREIRA, Gabriel de Castro. Os Candanguinhos: criação de personagens para a comunicação visual. 2014. 28 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10235
Issue Date: 2014
Appears in Collections:Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GabrieldeCastroPereiraTCCGraduacao2014.pdfMonografia779.95 kBAdobe PDFView/Open
GabrieldeCastroPereiraCatalogo2014.pdfCatálogo11.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.