Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10294
Tipo: Artigo
Título: A influência da imagem corporal na participação nas aulas de educação física escolar
Autor(es): Santos, Jacqueline Souza dos
Costa, Letícia Rodrigues da
Primeiro Orientador: Leite, Claudia Dias
Resumo: A imagem corporal está diretamente ligada ao conceito que cada um tem de si próprio. Essa sofre influências externas e sua construção é determinada pela cultura em que se vive, sendo a mídia responsável por disseminar o padrão de beleza. A adolescência é uma fase de transição, onde surge comparações, gerando o inicio do senso critico com o próprio corpo. Na escola, as aulas de Educação Física são responsáveis por deixar os alunos em evidência, razão pela qual aqueles alunos que não se sentem bem com a própria aparência podem deixar de participar das aulas. Do mesmo modo, os estudantes que possuem um excelente autoconceito poderão sentir vontade de participar e serem vistos. O objetivo desse estudo foi verificar a influência que a imagem corporal tem na participação dos estudantes nas aulas de Educação Física. A amostra foi composta por 73 alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal. Como instrumentos utilizou-se escalas de imagem corporal feminina (KANNO e GIAVONI, 2007), escala corporal masculina (MELO e FREITAS, 2011); Body Shape Questionnare (CORDAS e CASTILHO, 1994); questionário produzido por Kobal (1996) e adaptado pelas autoras; tabelas IMC/IDADE (OMS); além dos índices de peso e estatura, aplicados coletivamente. Para análise dos dados foi utilizado o programa estatístico SPSS 18.0 para Windows, sendo realizadas análises descritivas, teste t pareado, corelação de spearman e análises de frequência, adotando um P ≤ 0,05. Foi constatado que a maioria dos estudantes são eutróficos, há discrepância entre imagem real e ideal, 43,90% dos alunos possuem algum nível de insatisfação corporal. Confirmou-se que a maior parte dos alunos participam das aulas de Educação física, comprovando assim alto índice de afinidade pela disciplina. A não relação entre os níveis de insatisfação corporal e participação evidenciou que a imagem corporal não influencia a participação nas aulas de educação física.
Palavras-chave: Educação física
Imagem corporal
Adolescência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Brasília
Sigla da Instituição: UCB
Departamento: Escola de Saúde e Medicina
Programa: Educação Física (Graduação)
Citação: SANTOS, Jacqueline Souza dos; COSTA, Letícia Rodrigues da. A influência da imagem corporal na participação nas aulas de educação física escolar. 2014. 22 f. Artigo (Graduação em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10294
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Educação Física (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JacquelineSouzaDosSantosTCCGRADUACAO2014.pdfArtigo655.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.