Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10294
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Leite, Claudia Dias-
dc.creatorSantos, Jacqueline Souza dos-
dc.creatorCosta, Letícia Rodrigues da-
dc.date.accessioned2017-12-21T10:35:27Z-
dc.date.available2017-12-20-
dc.date.available2017-12-21T10:35:27Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSANTOS, Jacqueline Souza dos; COSTA, Letícia Rodrigues da. A influência da imagem corporal na participação nas aulas de educação física escolar. 2014. 22 f. Artigo (Graduação em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10294-
dc.description.resumoA imagem corporal está diretamente ligada ao conceito que cada um tem de si próprio. Essa sofre influências externas e sua construção é determinada pela cultura em que se vive, sendo a mídia responsável por disseminar o padrão de beleza. A adolescência é uma fase de transição, onde surge comparações, gerando o inicio do senso critico com o próprio corpo. Na escola, as aulas de Educação Física são responsáveis por deixar os alunos em evidência, razão pela qual aqueles alunos que não se sentem bem com a própria aparência podem deixar de participar das aulas. Do mesmo modo, os estudantes que possuem um excelente autoconceito poderão sentir vontade de participar e serem vistos. O objetivo desse estudo foi verificar a influência que a imagem corporal tem na participação dos estudantes nas aulas de Educação Física. A amostra foi composta por 73 alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal. Como instrumentos utilizou-se escalas de imagem corporal feminina (KANNO e GIAVONI, 2007), escala corporal masculina (MELO e FREITAS, 2011); Body Shape Questionnare (CORDAS e CASTILHO, 1994); questionário produzido por Kobal (1996) e adaptado pelas autoras; tabelas IMC/IDADE (OMS); além dos índices de peso e estatura, aplicados coletivamente. Para análise dos dados foi utilizado o programa estatístico SPSS 18.0 para Windows, sendo realizadas análises descritivas, teste t pareado, corelação de spearman e análises de frequência, adotando um P ≤ 0,05. Foi constatado que a maioria dos estudantes são eutróficos, há discrepância entre imagem real e ideal, 43,90% dos alunos possuem algum nível de insatisfação corporal. Confirmou-se que a maior parte dos alunos participam das aulas de Educação física, comprovando assim alto índice de afinidade pela disciplina. A não relação entre os níveis de insatisfação corporal e participação evidenciou que a imagem corporal não influencia a participação nas aulas de educação física.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-12-20T17:53:44Z No. of bitstreams: 1 JacquelineSouzaDosSantosTCCGRADUACAO2014.pdf: 670811 bytes, checksum: 0371ee1ac40b80dbfc452983b569fc45 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-12-21T10:35:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JacquelineSouzaDosSantosTCCGRADUACAO2014.pdf: 670811 bytes, checksum: 0371ee1ac40b80dbfc452983b569fc45 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-21T10:35:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JacquelineSouzaDosSantosTCCGRADUACAO2014.pdf: 670811 bytes, checksum: 0371ee1ac40b80dbfc452983b569fc45 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Brasíliapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Saúde e Medicinapt_BR
dc.publisher.programEducação Física (Graduação)pt_BR
dc.publisher.initialsUCBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectImagem corporalpt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleA influência da imagem corporal na participação nas aulas de educação física escolarpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
Appears in Collections:Educação Física (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JacquelineSouzaDosSantosTCCGRADUACAO2014.pdfArtigo655.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.