Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10476
Tipo: Monografia(Graduação)
Título: A qualidade de vida do enfermeiro que atua na assistência do sistema prisional do Distrito Federal
Autor(es): Cabús, Cristhiane Salim
Duarte, Ian Feitosa
Primeiro Orientador: Fernandes, Fernanda Monteiro de Castro
Primeiro coorientador: Sousa, Carla Luciene de Moraes
Resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, com o objetivo de avaliar a qualidade de vida (QV) do enfermeiro que atua na assistência à saúde no sistema prisional do Distrito Federal. Além de identificar a influência do ambiente de trabalho, o perfil, os aspectos emocionais e comportamentais da qualidade de vida no trabalho, bem como investigar os riscos ocupacionais e os mecanismos de autocuidado dos enfermeiros. Para tal foi utilizado instrumento já validado, Qualidade de vida no trabalho: Construção e validação do questionário QWLQ-78, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná em 2008, aplicado a 14 enfermeiros que atuam na assistência do sistema prisional do Distrito Federal. Foram escolhidos quatro domínios para avaliação dos resultados, conforme QVT: físico/saúde, psicológico, pessoal e profissional. Como resultados, foi possível identificar o comportamento do profissional diante de um público diferenciado, os riscos a que estão expostos, os mecanismos utilizados para preservar sua saúde e as demandas assistenciais para este grupo que aqui destacamos, o dos Enfermeiros. Como resultado observa-se a predominância dos participantes do sexo feminino, idade entre 25 e 55 anos, com escolaridade de nível superior e a maioria com algum tipo de especialização, licenciatura ou mestrado e tempo de serviço no sistema prisional entre 3 e 7 anos. Na análise quantitativa dos resultados do QVT foi necessário a categorização dos dados sendo: Domínio Físico/Saúde; Psicológico; Pessoal; Profissional. Onde observou-se que 69,23% dos entrevistados não apresentam níveis satisfatórios de Qualidade de Vida, necessitando de atenção especial a este grupo que atua na assistência de um público diferenciado, expondo-se a riscos.
Palavras-chave: Enfermagem
Saúde Mental
Prisão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Brasília
Sigla da Instituição: UCB
Departamento: Escola de Saúde e Medicina
Programa: Enfermagem (Graduação)
Citação: CABÚS, Cristhiane Salim; DUARTE, Ian Feitosa. A qualidade de vida do enfermeiro que atua na assistência do sistema prisional do Distrito Federal. 2014. 53 f. Monografia (Graduação em Enfermagem) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10476
Data do documento: Mai-2014
Aparece nas coleções:Enfermagem (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CristhianeSalimCabúseIanFeitosaDuarteTCCGraduacao2014.pdf.pdfMonografia(Graduação)938.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.