Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10515
Type: Artigo
Title: Comparação de aspectos do desenvolvimento motor de crianças de escola pública e particular
Author(s): Rodrigues, Francisca Rayllyne da Silva
First Advisor: Leite, Claudia Dias
Summary: O desenvolvimento motor é compreendido como uma influência mútua de características biológicas individuais, do crescimento até a maturação, relacionada com o meio ambiente o qual o sujeito é exposto ao longo da vida. É através da exposição motriz que a criança desenvolve a consciência de si mesma e do mundo exterior. Sendo assim, este estudo teve como objetivo comparar os aspectos do desenvolvimento motor de crianças de escola pública e particular do Riacho Fundo I, nas idades de 7 e 8 anos, estudantes das séries iniciais. Foram avaliadas 62 crianças de ambos os sexos. Como instrumento utilizou-se o cálculo do IMC e o teste de Gallahue (2005), avaliando por meio de movimentos as habilidades de estabilização, locomoção e manipulação e classificando-as em inicial, elementar e maduro. Para análise dos dados utilizou-se o programa estatístico SPSS 18.0 para Windows, para caracterização da amostra foram utilizadas análises descritivas e teste t para amostras independentes, e o teste Qui quadrado foi usado para comparar o nível de desenvolvimento motor das crianças, sendo p≤0,05. Conforme os resultados apresentados, na habilidade de locomoção, nas duas escolas ambos os sexos apresentaram-se no estágio inicial e maduro, na habilidade de estabilização as meninas de ambas as escolas apresentaram-se no estágio inicial e os meninos nos estágios inicial e elementar, na habilidade de manipulação as meninas encontraram-se no estágio inicial e os meninos no elementar e maduro. Os resultados demonstraram que quando comparada a escola particular a escola pública apresentou-se em estágios iniciais.
Keywords: Desenvolvimento motor
Habilidades motoras fundamentais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Saúde e Medicina
Program: Educação Física (Graduação)
Citation: RODRIGUES, Francisca Rayllyne da Silva. Comparação de aspectos do desenvolvimento motor de crianças de escola pública e particular. 2013. 17 f. Artigo (Graduação em Educação Física) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10515
Document date: 2013
Appears in Collections:Educação Física (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FranciscaRayllynedaSilvaRodriguesTCCGraduçao 2013.pdfArtigo509.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.