Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10515
Tipo: | Artigo |
Título: | Comparação de aspectos do desenvolvimento motor de crianças de escola pública e particular |
Autor(es): | Rodrigues, Francisca Rayllyne da Silva |
Primeiro Orientador: | Leite, Claudia Dias |
Resumo: | O desenvolvimento motor é compreendido como uma influência mútua de características biológicas individuais, do crescimento até a maturação, relacionada com o meio ambiente o qual o sujeito é exposto ao longo da vida. É através da exposição motriz que a criança desenvolve a consciência de si mesma e do mundo exterior. Sendo assim, este estudo teve como objetivo comparar os aspectos do desenvolvimento motor de crianças de escola pública e particular do Riacho Fundo I, nas idades de 7 e 8 anos, estudantes das séries iniciais. Foram avaliadas 62 crianças de ambos os sexos. Como instrumento utilizou-se o cálculo do IMC e o teste de Gallahue (2005), avaliando por meio de movimentos as habilidades de estabilização, locomoção e manipulação e classificando-as em inicial, elementar e maduro. Para análise dos dados utilizou-se o programa estatístico SPSS 18.0 para Windows, para caracterização da amostra foram utilizadas análises descritivas e teste t para amostras independentes, e o teste Qui quadrado foi usado para comparar o nível de desenvolvimento motor das crianças, sendo p≤0,05. Conforme os resultados apresentados, na habilidade de locomoção, nas duas escolas ambos os sexos apresentaram-se no estágio inicial e maduro, na habilidade de estabilização as meninas de ambas as escolas apresentaram-se no estágio inicial e os meninos nos estágios inicial e elementar, na habilidade de manipulação as meninas encontraram-se no estágio inicial e os meninos no elementar e maduro. Os resultados demonstraram que quando comparada a escola particular a escola pública apresentou-se em estágios iniciais. |
Palavras-chave: | Desenvolvimento motor Habilidades motoras fundamentais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Católica de Brasília |
Sigla da Instituição: | UCB |
Departamento: | Escola de Saúde e Medicina |
Programa: | Educação Física (Graduação) |
Citação: | RODRIGUES, Francisca Rayllyne da Silva. Comparação de aspectos do desenvolvimento motor de crianças de escola pública e particular. 2013. 17 f. Artigo (Graduação em Educação Física) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10515 |
Data do documento: | 2013 |
Aparece nas coleções: | Educação Física (Graduação) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FranciscaRayllynedaSilvaRodriguesTCCGraduçao 2013.pdf | Artigo | 509.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.