Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10515
Tipo: Artigo
Título: Comparação de aspectos do desenvolvimento motor de crianças de escola pública e particular
Autor(es): Rodrigues, Francisca Rayllyne da Silva
Primeiro Orientador: Leite, Claudia Dias
Resumo: O desenvolvimento motor é compreendido como uma influência mútua de características biológicas individuais, do crescimento até a maturação, relacionada com o meio ambiente o qual o sujeito é exposto ao longo da vida. É através da exposição motriz que a criança desenvolve a consciência de si mesma e do mundo exterior. Sendo assim, este estudo teve como objetivo comparar os aspectos do desenvolvimento motor de crianças de escola pública e particular do Riacho Fundo I, nas idades de 7 e 8 anos, estudantes das séries iniciais. Foram avaliadas 62 crianças de ambos os sexos. Como instrumento utilizou-se o cálculo do IMC e o teste de Gallahue (2005), avaliando por meio de movimentos as habilidades de estabilização, locomoção e manipulação e classificando-as em inicial, elementar e maduro. Para análise dos dados utilizou-se o programa estatístico SPSS 18.0 para Windows, para caracterização da amostra foram utilizadas análises descritivas e teste t para amostras independentes, e o teste Qui quadrado foi usado para comparar o nível de desenvolvimento motor das crianças, sendo p≤0,05. Conforme os resultados apresentados, na habilidade de locomoção, nas duas escolas ambos os sexos apresentaram-se no estágio inicial e maduro, na habilidade de estabilização as meninas de ambas as escolas apresentaram-se no estágio inicial e os meninos nos estágios inicial e elementar, na habilidade de manipulação as meninas encontraram-se no estágio inicial e os meninos no elementar e maduro. Os resultados demonstraram que quando comparada a escola particular a escola pública apresentou-se em estágios iniciais.
Palavras-chave: Desenvolvimento motor
Habilidades motoras fundamentais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Brasília
Sigla da Instituição: UCB
Departamento: Escola de Saúde e Medicina
Programa: Educação Física (Graduação)
Citação: RODRIGUES, Francisca Rayllyne da Silva. Comparação de aspectos do desenvolvimento motor de crianças de escola pública e particular. 2013. 17 f. Artigo (Graduação em Educação Física) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10515
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Educação Física (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FranciscaRayllynedaSilvaRodriguesTCCGraduçao 2013.pdfArtigo509.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.