Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10515
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Leite, Claudia Dias | - |
dc.creator | Rodrigues, Francisca Rayllyne da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-12T19:50:23Z | - |
dc.date.available | 2018-03-08 | - |
dc.date.available | 2018-03-12T19:50:23Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Francisca Rayllyne da Silva. Comparação de aspectos do desenvolvimento motor de crianças de escola pública e particular. 2013. 17 f. Artigo (Graduação em Educação Física) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10515 | - |
dc.description.resumo | O desenvolvimento motor é compreendido como uma influência mútua de características biológicas individuais, do crescimento até a maturação, relacionada com o meio ambiente o qual o sujeito é exposto ao longo da vida. É através da exposição motriz que a criança desenvolve a consciência de si mesma e do mundo exterior. Sendo assim, este estudo teve como objetivo comparar os aspectos do desenvolvimento motor de crianças de escola pública e particular do Riacho Fundo I, nas idades de 7 e 8 anos, estudantes das séries iniciais. Foram avaliadas 62 crianças de ambos os sexos. Como instrumento utilizou-se o cálculo do IMC e o teste de Gallahue (2005), avaliando por meio de movimentos as habilidades de estabilização, locomoção e manipulação e classificando-as em inicial, elementar e maduro. Para análise dos dados utilizou-se o programa estatístico SPSS 18.0 para Windows, para caracterização da amostra foram utilizadas análises descritivas e teste t para amostras independentes, e o teste Qui quadrado foi usado para comparar o nível de desenvolvimento motor das crianças, sendo p≤0,05. Conforme os resultados apresentados, na habilidade de locomoção, nas duas escolas ambos os sexos apresentaram-se no estágio inicial e maduro, na habilidade de estabilização as meninas de ambas as escolas apresentaram-se no estágio inicial e os meninos nos estágios inicial e elementar, na habilidade de manipulação as meninas encontraram-se no estágio inicial e os meninos no elementar e maduro. Os resultados demonstraram que quando comparada a escola particular a escola pública apresentou-se em estágios iniciais. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Micaella Souza (micaella.souza@ucb.br) on 2018-03-08T19:36:57Z No. of bitstreams: 1 FranciscaRayllynedaSilvaRodriguesTCCGraduçao 2013.pdf: 521509 bytes, checksum: 004b9b879dbd91216de05b71bebc6fcb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-03-12T19:50:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FranciscaRayllynedaSilvaRodriguesTCCGraduçao 2013.pdf: 521509 bytes, checksum: 004b9b879dbd91216de05b71bebc6fcb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-03-12T19:50:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FranciscaRayllynedaSilvaRodriguesTCCGraduçao 2013.pdf: 521509 bytes, checksum: 004b9b879dbd91216de05b71bebc6fcb (MD5) Previous issue date: 2013 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Católica de Brasília | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Saúde e Medicina | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação Física (Graduação) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UCB | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento motor | pt_BR |
dc.subject | Habilidades motoras fundamentais | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.title | Comparação de aspectos do desenvolvimento motor de crianças de escola pública e particular | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação Física (Graduação) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FranciscaRayllynedaSilvaRodriguesTCCGraduçao 2013.pdf | Artigo | 509.29 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.