Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10515
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Leite, Claudia Dias-
dc.creatorRodrigues, Francisca Rayllyne da Silva-
dc.date.accessioned2018-03-12T19:50:23Z-
dc.date.available2018-03-08-
dc.date.available2018-03-12T19:50:23Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Francisca Rayllyne da Silva. Comparação de aspectos do desenvolvimento motor de crianças de escola pública e particular. 2013. 17 f. Artigo (Graduação em Educação Física) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10515-
dc.description.resumoO desenvolvimento motor é compreendido como uma influência mútua de características biológicas individuais, do crescimento até a maturação, relacionada com o meio ambiente o qual o sujeito é exposto ao longo da vida. É através da exposição motriz que a criança desenvolve a consciência de si mesma e do mundo exterior. Sendo assim, este estudo teve como objetivo comparar os aspectos do desenvolvimento motor de crianças de escola pública e particular do Riacho Fundo I, nas idades de 7 e 8 anos, estudantes das séries iniciais. Foram avaliadas 62 crianças de ambos os sexos. Como instrumento utilizou-se o cálculo do IMC e o teste de Gallahue (2005), avaliando por meio de movimentos as habilidades de estabilização, locomoção e manipulação e classificando-as em inicial, elementar e maduro. Para análise dos dados utilizou-se o programa estatístico SPSS 18.0 para Windows, para caracterização da amostra foram utilizadas análises descritivas e teste t para amostras independentes, e o teste Qui quadrado foi usado para comparar o nível de desenvolvimento motor das crianças, sendo p≤0,05. Conforme os resultados apresentados, na habilidade de locomoção, nas duas escolas ambos os sexos apresentaram-se no estágio inicial e maduro, na habilidade de estabilização as meninas de ambas as escolas apresentaram-se no estágio inicial e os meninos nos estágios inicial e elementar, na habilidade de manipulação as meninas encontraram-se no estágio inicial e os meninos no elementar e maduro. Os resultados demonstraram que quando comparada a escola particular a escola pública apresentou-se em estágios iniciais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Micaella Souza (micaella.souza@ucb.br) on 2018-03-08T19:36:57Z No. of bitstreams: 1 FranciscaRayllynedaSilvaRodriguesTCCGraduçao 2013.pdf: 521509 bytes, checksum: 004b9b879dbd91216de05b71bebc6fcb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-03-12T19:50:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FranciscaRayllynedaSilvaRodriguesTCCGraduçao 2013.pdf: 521509 bytes, checksum: 004b9b879dbd91216de05b71bebc6fcb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-12T19:50:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FranciscaRayllynedaSilvaRodriguesTCCGraduçao 2013.pdf: 521509 bytes, checksum: 004b9b879dbd91216de05b71bebc6fcb (MD5) Previous issue date: 2013en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Brasíliapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Saúde e Medicinapt_BR
dc.publisher.programEducação Física (Graduação)pt_BR
dc.publisher.initialsUCBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_BR
dc.subjectHabilidades motoras fundamentaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleComparação de aspectos do desenvolvimento motor de crianças de escola pública e particularpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
Appears in Collections:Educação Física (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FranciscaRayllynedaSilvaRodriguesTCCGraduçao 2013.pdfArtigo509.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.