Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10588
Type: Artigo
Title: Grau de motivação intrínseca e extrínseca nas aulas de educação física para alunos do Ensino Fundamental II
Author(s): Queiroz, Jéssica de Souza
First Advisor: Silva, Ronaldo Rodrigues da
Summary: A motivação não é simples. É sabido que se trata de um fator psicológico e está relacionada a um conjunto de coisas ligadas por um nexo comum. Fator este de suma importância nas aulas de Educação Física seja no aspecto da aprendizagem ou no desempenho, pode se dar de forma intrínseca ou extrínseca. A identificação desses motivos oferece bom subsídio verificado através de um questionário elaborado por Kobal (1996). Seguindo neste contexto, o objetivo deste estudo é avaliar o grau de motivação dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II de uma escola da rede particular e verificar se há incremento de estratégias motivacionais por parte dos professores de Educação Física. Esta pesquisa se caracterizou como sendo quantitativa. A amostra foi composta por n= 82 alunos do Ensino Fundamental II do Colégio Juscelino Kubitschek localizado na Região Administrativa do Gama DF. Na análise de resultados, houve equiparação em relação à motivação extrínseca e intrínseca dos alunos questionados. Notou-se que os mesmos estão sentindo prazer na realização das atividades, levando-os à participação contínua, o que caracteriza a motivação intrínseca. Conjuntamente, observou-se que os respondentes sentem vontade de participar das aulas quando há reconhecimento ou retorno externo, elucidando a motivação extrínseca. Seguindo neste contexto, percebe-se que os alunos desta instituição de ensino estão com um grau elevado de motivação e que há incremento de estratégias motivacionais por parte dos professores de Educação Física.
Keywords: Motivação
Educação física
Ensino fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Saúde e Medicina
Program: Educação Física (Graduação)
Citation: QUEIROZ, Jéssica de Souza. Grau de motivação intrínseca e extrínseca nas aulas de educação física para alunos do Ensino Fundamental II. 2013. 18 f. Artigo (Graduação em Educação Física) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10588
Document date: 2013
Appears in Collections:Educação Física (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JéssicadeSouzaQueirozTCCGraduação2013.pdfArtigo425.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.