Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10654
Tipo: Artigo
Título: Os benefícios da atividade física e do treinamento de força na promoção da saúde e do aspecto psicossocial em pessoas com Síndrome de Down
Autor(es): Melo, Letícia Helena Teixeira de
Primeiro Orientador: Melo, Fábio Antônio Tenório de
Resumo: Atualmente a atividade física e o treinamento de força se mostram excelentes alternativas para o desenvolvimento das capacidades físicas, cognitivas, afetivas e sociais de uma pessoa com síndrome de Down, além de promover melhora em aspectos ligados diretamente à saúde desses indivíduos. A síndrome de Down trata-se de uma alteração genética, que traz consigo a necessidade de cuidados especiais. O objetivo desta pesquisa foi analisar os benefícios da atividade física, juntamente com a promoção da saúde através do treinamento de força praticado por pessoas com síndrome de Down. Foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos nacionais e internacionais e livros. Foram utilizadas as seguintes bases de dados: Google acadêmico, Pubmed, Scielo e Portal Capes, bem como o acesso aos livros disponibilizados no acervo da biblioteca da Universidade Católica de Brasília. Com base nos dados obtidos, pôde-se concluir que a atividade física e o treinamento de força são benéficos e eficazes no que concerne à melhoria das valências físicas, tônus muscular e também como meio terapêutico no auxílio do desenvolvimento psicossocial, juntamente com o convívio e interação em um novo ambiente, podendo proporcionar qualidade de vida e saúde para o indivíduo que possui essa patologia.
Palavras-chave: Síndrome de Down
Treinamento de força
Atividades físicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Brasília
Sigla da Instituição: UCB
Departamento: Escola de Saúde e Medicina
Programa: Educação Física (Graduação)
Citação: MELO Letícia Helena Teixeira de. Os benefícios da atividade física e do treinamento de força na promoção da saúde e do aspecto psicossocial em pessoas com Síndrome de Down. 2013. 15 f. Artigo (Graduação em Educação Física) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10654
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Educação Física (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LetíciaHelenaTeixeiradeMeloTCCGraduação2013.pdfArtigo207.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.