Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10681
Type: Artigo
Title: Percepção do professor sobre a prática do karatê no desempenho escolar e comportamento social
Author(s): Souza, Marcelo de Carvalho
First Advisor: Melo, Fábio Antônio Tenório de
Summary: O karatê pode ser considerado como um esporte, uma arte marcial, ou mesmo um tipo de conhecimento (ciência). “KARA” quer dizer vazio, “TE” significa mão e “DÔ” significa caminho. Portanto o Karatê-dô pode ser entendido como “o caminho das mãos vazias”. O objetivo deste estudo foi verificar se aulas extraclasse de karatê interferem no comportamento social e desempenho escolar dos alunos de séries iniciais de uma escola pública de Ceilândia-DF. Utilizou-se de um questionário elaborado pelo próprio autor, para coleta das informações. A amostra foi composta de (n=21) professores. A pesquisa constatou que todos os professores relataram que na sua percepção, existem, sim, benefícios perceptíveis no que se refere ao comportamento dos alunos. Todos concordaram que há benefícios nítidos em relação ao comportamento/conduta do aluno em sala de aula. Dentre os principais benefícios mencionados estão a disciplina, o respeito, a concentração, a atenção, a empatia e a disposição. Pôde-se constatar uma provável ordem decrescente em relação ao nível de interferência do karatê em relação a estes 4 fatores: comportamento social > relação com o professor > motivação > desempenho escolar. Além disso, observou-se que quase 50% dos professores consideram que os alunos que praticam o karatê estejam “um pouco acima dos demais” em relação aos alunos que não praticam a modalidade.
Keywords: Educação física
Ensino fundamental
Karatê
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Saúde e Medicina
Program: Educação Física (Graduação)
Citation: SOUZA, Marcelo de Carvalho. Percepção do professor sobre a prática do karatê no desempenho escolar e comportamento social. 2013. 23 f. Artigo (Graduação em Educação Física) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10681
Document date: 2013
Appears in Collections:Educação Física (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MarcelodeCarvalhoSouzaTCCGraduação2013.pdfArtigo735.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.