Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10809
Type: Monografia(Graduação)
Title: Avaliação dos níveis de partículas totais em suspensão e sua conformidade com os padrões de qualidade do ar no Distrito Federal no período de 2010 a 2014
Author(s): Silva, Jack Taketsugu Alves da
First Advisor: Dalston, Regina Célia R.
Summary: O monitoramento da qualidade do ar em áreas urbanas é de grande relevância para mensurar a que efeitos nocivos a população de grandes cidades pode estar exposta. Este estudo tem como principal objetivo fazer uma análise comparativa dos resultados obtidos na amostragem de ar para obtenção dos níveis de partículas totais em suspensão (PTS) entre os anos de 2010 a 2014 com a CONAMA nº 03/1990 que dispõe sobre os padrões de qualidade do ar em dois pontos de amostragem. Em seguida, foi verificado o comportamento ao longo dos anos em relação a classificação da qualidade do ar. Esses pontos estão localizados na Rodoviária do Plano Piloto-RPP e no Setor Comercial Sul-SCS. Os dados analisados se referem as médias anuais de concentração de PTS ao longo dos anos e ao serem confrontados com os padrões primários e secundários de qualidade do ar demonstraram que a população que trafega diariamente pelo ponto RPP está exposta a níveis que podem afetar a saúde da população pois ultrapassaram o padrão primário. O ponto SCS apresentou níveis que ultrapassaram o padrão secundário onde se deve dar atenção a grupos de risco. Em relação ao índice de qualidade do ar, o ponto RPP foi classificado como inadequado durante todos os cinco anos, enquanto que o ponto SCS teve o ar classificado como regular no mesmo período com exceção do ano de 2010 por não ser realizada amostragem. O período de tempo de análise dos dados ofereceu um resultado significativo.
Keywords: Índice de qualidade do ar
Amostragem de ar
Partículas totais em suspensão
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente
Program: Engenharia Ambiental (Graduação)
Citation: SILVA, Jack Taketsugu Alves da. Avaliação dos níveis de partículas totais em suspensão e sua conformidade com os padrões de qualidade do ar no Distrito Federal no período de 2010 a 2014. 2015. 20 f. Monografia (Graduação em Engenharia Ambiental) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10809
Document date: 2015
Appears in Collections:Engenharia Ambiental (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JackTaketsuguAlvesdaSilvaTCCGraduacao2015.pdfMonografia(Graduação)1.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.